
A Serra está vivendo uma verdadeira explosão de casos de dengue. De acordo com dados da Prefeitura da Serra, somente de janeiro a 11 de fevereiro deste ano foram registrados 1.895 casos confirmados de dengue, com um óbito em investigação. Nesse mesmo período, em 2022, 98 casos foram registrados, sem morte em decorrência da doença. Tal volume de ocorrências significa um aumento de 1833%.
A Secretaria de Saúde informou também os dados de outras doenças transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Uma delas é a chikungunya, que registrou de janeiro a 11 de fevereiro de 2023, 21 casos confirmados. Nesse mesmo período, só que em 2022, foram 13 casos da doença. No município, não houve morte por chikungunya nos anos de 2022 e 2023 (até o momento).
Já sobre os casos de zika, neste espeço de tempo, foram registrados dois casos confirmados da doença. Em 2022, foram três. No município, não teve morte por zika nos anos de 2022 e 2023 (até o momento).
Por conta da incidência alta de casos de dengue, a Secretaria de Saúde da Serra tem intensificado as ações de combate ao mosquito, através da verificação diária dos casos diagnosticados de dengue, chikungunya e zika. São priorizadas as localidades com maior número de casos diagnosticados, com ações de visita domiciliar, visitas aos pontos estratégicos e aplicação espacial de inseticida num raio de 150 metros a partir dos endereços dos casos diagnosticados.
Leia também
Porém vale ressaltar que todos os estudos de casos no Brasil indicam que a maior responsabilidade sobre que o controle epidemiológico da doença recai na população, que é fundamental no combate ao vetor e precisa redobrar os cuidados dentro da sua própria casa.
Com o objetivo de identificar e notificar os pontos estratégicos de maior risco a proliferação de mosquitos, as equipes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) também têm realizado ações envolvendo diferentes setores da secretaria, como o controle vetorial e a fiscalização de Vigilância Sanitária.
Os fiscais da Vigilância Sanitária visitam rotineiramente pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, para realizar medidas orientativas, ressaltando a importância do papel dos moradores no combate ao Aedes aegypti. Um checklist contendo as principais dicas de como não acumular água é entregue às pessoas.
+ Vandinho Leite cobra de Casagrande reabertura do Pronto Socorro do Jayme: “UPA’s lotadas”
Disque Dengue
Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, pode ligar para o telefone 3228-5394.
Fumacê
O roteiro do carro-fumacê esta semana também foi divulgado pela Secretaria de Saúde da Serra. Nesta quarta o veículo atenderá aos bairros Eldorado, Cidade Pomar, Nova Carapina I e II, Civit I, Pitanga, Maringá, Barro Branco, Mata da Serra e Residencial Mestre Álvaro.
Na quinta-feira é a vez das comunidades de Ourimar, Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Já na sexta-feira (24) o fumacê estará em Porto Canoa, Planície da Serra, Parque Residencial Tubarão, São Diogo I e II e Jardim Limoeiro. Vale ressaltar que o serviço é realizado no turno da madrugada por volta das 3h30 e a tarde e a noite a partir das 17 horas.

Dicas de prevenção contra a dengue
A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;
– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos pratos de plantas;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;
– Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;
– Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.

