Atenção com o PIX você está sendo fiscalizado

Compartilhe:
PIX

PIXO Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil e lançado em novembro de 2020. Ele permite transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. Aqui estão alguns pontos chave sobre o Pix:

Funcionamento – Imediato as transações são processadas em segundos, proporcionando rapidez e eficiência.

Disponibilidade – Está disponível a qualquer momento, sem restrições de horário.

Inclusão financeira – Facilita o acesso a serviços bancários para pessoas que antes tinham pouca ou nenhuma interação com o sistema financeiro formal.

Se a sua empresa recebe ou faz pagamento via Pix, tenha muita atenção!

Você sabia que as movimentações financeiras (recebimentos e pagamentos) via PIX, realizadas pelas empresas são passadas pelas instituições financeiras, intermediadores financeiros e de pagamento, para o fisco municipal, estadual e federal?

Essa obrigatoriedade veio através do Convênio ICMS nº 50, de 7 de abril de 2022, e a intenção do fisco é arrecadar tributos que não estão sendo recolhidos nas transações via PIX.

As empresas que recebem pagamentos via Pix não estão sujeitas a um imposto especifico apenas pelo uso do Pix. No entanto, os valores recebidos por meio do Pix são considerados receita e, portanto, estão sujeitos a tributação conforme as regras fiscais aplicáveis a qualquer receita empresarial.

Sabemos que no Brasil existe muita sonegação, muitas empresas, principalmente as menores, não declaram tudo aquilo que movimentam. Porém, do outro lado está a Receita Federal que está se modernizando cada vez mais com o uso de tecnologia para tratamento das informações recebidas através das obrigações acessórias, a fim de evitar a sonegação fiscal por parte das empresas e não deixar de arrecadar tributos. O que antes era feito em papel passou a ser digital e online, ou seja, hoje em dia a Receita Federal pode identificar uma operação antes mesmo de ser concluída.

Na pessoa física, não é muito diferente. Se, no dia a dia, o contribuinte consegue esconder da Receita Federal sua movimentação, cuidado, a receita federal utiliza diversos mecanismos e cruzamentos de dados para identificar possíveis irregularidades, ela pode lhe pegar quando você entregar a declaração do imposto de renda. Embora seja possível tentar esconder movimentações, fazê-lo é ilegal e ariscado.

O Pix tem se mostrado um marco na transformação digital dos serviços financeiros no Brasil, promovendo maior inclusão e eficiência no sistema de pagamentos do país.

Em resumo, o pix é apenas um meio de pagamento e não altera a natureza tributária das receitas recebidas. As empresas devem continuar a cumprir suas obrigações fiscais conforme a legislação vigente, independentemente de os pagamentos serem feitos via Pix, cartão de crédito, transferência bancária ou qualquer outro meio.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Leia também