Até quatro décadas ‘na crista da onda’

Compartilhe:

Ayanne Karoline

O surfista se aventura até hoje nas ondas de Jacaraípe e repassa seu conhecimento no esporte para "vovôs" da 3ª idade. Foto: Divulgação
O surfista se aventura até hoje nas ondas de Jacaraípe e repassa seu conhecimento no esporte para “vovôs” da 3ª idade. Foto: Divulgação

Adrenalina e muita emoção. Nas ondas do surf muitas pessoas encontram sua válvula de escape para o mundo corrido. Em geral o esporte exige força, agilidade e técnica. Características de jovens, mas que os mais “velhos” dão show de talento. Nas águas de Jacaraípe não é difícil reconhecer esses “medalhões” do mar.

E é das águas salgadas que Júlio Freitas, de 52 anos, tira sua inspiração. O morador de Jacaraípe está no surf há quase 40 anos e já produziu mais de 8 mil pranchas. Além de trabalhar com sua maior paixão, ele “se joga” no mar cerca de três vezes na semana. “Eu vivo o surf, é o meu trabalho e meu lazer”, afirma.

Mesmo com a idade avançada e um problema de coluna por causa do esporte, o shaper – como é conhecido o profissional que confecciona pranchas – não exita em dizer que hoje estaria bem pior se em seu mundo não existisse o surf. “Com o tempo a disposição não é a mesma, mas a força de vontade e os benefícios para o corpo são garantidos”.

Quando não está no mar, está trabalhando para que outros estejam lá da melhor forma possível. A marca Júlio Freitas produz pranchas exclusivas e personalizadas, sob medida e encomenda. O “vovô” do surf esbanja talento e faz a prancha baseada nas características de cada surfista.

Compartilhando conhecimento

Prazer que também é compartilhado pelo professor de educação física e instrutor de surf Flávio Ferreira, conhecido como Flávio Minotauro. O apelido vem da época de futebol, mas representa a garra de quem agora ensina os outros a deslizarem nas ondas.

Ele não é mais um menino, mas com 39 anos considera o surf como lazer indispensável. Flávio conta que dá aulas para pessoas da terceira idade e diz que o rendimento dos vovôs e vovós é muito bom. “Os cuidados com essa faixa etária são diferenciados, é preciso mais atenção. Mas o retorno é gratificante. Eles aprendem e não param mais de praticar”, conta.

Minotauro ainda destaca que o surf proporciona o bem estar em meio à natureza, tornando-se uma opção saudável para exercitar o corpo e a mente, mesmo na terceira idade.

Para quem é amante do surf ou quer apenas curtir a paisagem, a Serra oferece cerca de 23 Km de praias limpas, próximas a riachos e lagoas, e uma vasta vegetação nativa.

Conheça algumas:

Praia de Carapebus

Balneário de Carapebus

Praia de Bicanga

Praias de Manguinhos

Praia de Jacaraípe

Praias de Nova Almeida

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também