
Uma proposta da Associação de Moradores de Parque Residencial Laranjeiras tem causado polêmica na Serra. A atual administração do bairro pretende entregar o antigo estádio de futebol da comunidade para a iniciativa privada. O intuito seria revitalizar a área, que está abandonada. A medida, no entanto, tem gerado controvérsias e a comunidade cobra transparência.
Para que o projeto de revitalização saia do papel, a associação pretende buscar uma parceria da iniciativa privada por meio de um contrato de comodato. Neste caso, a área seria cedida para uma empresa, que seria a responsável por todos os investimentos necessários nas obras.
A empresa também seria a responsável por administrar o novo estádio e lucrar com eventos, aluguéis e outras formas. A Associação de Laranjeiras, porém, não explica muito bem o tempo de contrato, valores necessários e o que aconteceria após o fim da parceria.
Ao Jornal Tempo Novo, a advogada da associação, Lilian Souto, afirmou que a comunidade iria participar ativamente de todo o processo de revitalização. Disse ainda que os investimentos serão milionários e garantiu que, ao fim do contrato, o estádio voltaria às mãos do bairro.
Leia também
- Festival de Música e Sustentabilidade leva gastronomia, arte e 16 shows ao Estádio Kléber Andrade com entrada gratuita
- Associação Cruz da Vida já atendeu mais de 1.200 pessoas na Serra e quer alcançar 1.500 atendimentos ainda em 2025
- Rede estadual: estudantes devem entregar documentos para comprovação de matrícula até sexta (17)
A associação afirma que a existência de uma dívida milionária relacionada ao IPTU atrapalha as negociações. “Essas questões têm limitado as opções de projetos e dificultado a formalização de parcerias com o setor privado”, disse a advogada.
Associação de Laranjeiras já aprovou projeto em assembleia
Lilian não deu muitos detalhes sobre o projeto e afirmou que ainda é muito cedo para uma divulgação oficial. No entanto, é importante destacar, que a Associação já realizou uma assembleia, onde os moradores associados aprovaram a proposta de ceder o estádio para a iniciativa privada.
Na reunião ainda ficou decidido que os moradores do bairro teriam livre acesso ao campo, de forma gratuita, enquanto pessoas de outros bairros pagariam as taxas necessárias.
“Embora os associados já tenham aprovado uma proposta, a associação está aberta a reavaliar as decisões, caso surjam alternativas melhores que atendam aos interesses da comunidade. Também vamos conversar com o prefeito para discutir o IPTU. A resolução desse problema permitiria atrair empresas interessadas em financiar projetos voltados para o benefício da população, como a Vale, a Arcelor e a Suzano, entre outras”, disse a advogada.
Nova assembleia para moradores de Laranjeiras nesta semana
Nesta quinta-feira (15), a Associação de Moradores de Laranjeiras vai realizar mais uma Assembleia para os associados. O projeto de revitalização do campo de futebol deve ser um dos temas a ser novamente discutido.
É importante ressaltar que o estádio de Laranjeiras, que um dia foi palco de competições nacionais e estaduais, encontra-se atualmente cercado por prédios comerciais e abandonado, com o gramado substituído por um matagal.

