Associação abre Ponto de Memória do Congo da Serra

Compartilhe:
Serra
Serra
A ABC-Serra é uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada em 1986 pelo saudoso Mestre Antônio Rosa. Crédito: Divulgação

A Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra) lançou no mês de julho, o projeto Ponto de Memória do Congo da Serra e que já pode ser visitado por capixabas e serranos.

A ABC é uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada em 1986 pelo saudoso Mestre Antônio Rosa.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto, a ABC fica aberta para visitação de terça a quinta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 16h.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

uanto aos sábados e feriados, o atendimento deverá ser feito com agendamento prévio pelo WhatsApp (27) 9 9795-2013) ou pelo e-mail abcserra.es@gmail.com. A entrada é gratuita.

O projeto vem para reconhecer a sede da Associação de Bandas de Congo como ponto de memória do congo da Serra, única na categoria de cultura popular no município. Além do reconhecimento do espaço cultural de promoção, valorização, manutenção e preservação da memória do congo serrano, possui características museológicas e mantém exposição permanente em acervo iconográfico e documental.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

+ Evento na Serra terá show de graça com Trio Forrozão e Luciana Fischer

Foram realizadas várias atividades, tais como: rodas de conversas com festeiros, mestres, mestras, rainhas e artesãos das comunidades congueiras, exibição de documentários e exposição fotográfica com acervo doado pelo fotojornalista Rogério Medeiros.

Desde que iniciou o projeto, a sede da ABC já recebeu aproximadamente 300 estudantes de todos os níveis de escolaridade.

A ABC está localizada Rua Benedicta do Nascimento, 21 – São Domingos. Informações pode ser obtidas pelo telefone 99795-2013, no site abcserra.org.br e nas redes sociais facebook.com/abcserra e instagram.com/abcserra e no youtube.com/abcserra.

O projeto que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o apoio do Edital FUNCULTURA 014/2020 – Pontos de Memória. O projeto também tem parceria com a Prefeitura da Serra, que mantém um monitor cultural no espaço para atendimento ao público.

Confira algumas fotos do espaço – Créditos: Edson Reis

Sobre a Associação das Bandas de Congo

A Associação das Bandas de Congo da Serra é uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada em 1986 pelo saudoso Mestre Antônio Rosa.

A partir do ano 2000, a Associação realizou vários projetos pela preservação do congo serrano, como:  gravação de dois álbuns musicais com as Bandas de Congo Adultas e Mirins denominado: “Congo, o Canto da Alma” volumes I e II, Oficinas de Instrumentos de Congo, Congo na Escola, apresentações em eventos culturais por todo o Brasil, resgate e realização dos festejos do município como a Festa de São Benedito, São Sebastião, São Pedro, Sant’Ana e Nossa Senhora do Rosário.

É a única entidade no Estado a receber a medalha de Honra ao Mérito Cultural, maior sinal cultural do país. A premiação aconteceu em 2003.

A ABC-SERRA possui cerca de 19 bandas de congo filiadas, entre elas, adultas e mirins, em diversas comunidades congueiras, do litoral a área rural do município e são elas que mantém o cronograma do ciclo folclórico. Em 2013, a entidade inaugurou a sua sede oficial no bairro São Domingos, na Serra Sede.

Nos anos 2020 e 2021, foi uma das primeiras entidades de cultura popular a realizar o ciclo folclórico no formato semipresencial e virtual, garantindo que a tradição não fosse interrompida em função do período pandêmico. Todos os registros estão no site da entidade (para conferir clique aqui).

O espaço conta com acervo histórico permanente, acervo do fotógrafo Edson Reis e estrutura completa para reuniões e atividades da entidade. Atualmente, a sede recebe visitas de instituições de ensino, estudantes de nível superior, pesquisadores e todos que buscam conhecer mais sobre o Congo da Serra.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também