Notícias

Assinantes de TV paga no ES passam a contar com alerta de desastres naturais

Serviço da Anatel e Defesa Civil de estados e municípios promete ajudar população a minimizar impactos de desastres. (Foto: Arquivo TN)

No início da semana (23), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a disponibilizar para assinantes de TV por Assinatura de todo o Espírito Santo um serviço de alerta de desastres em sua programação. As mensagens visam alertar a população para a possibilidade de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros que, nesta época do ano, são mais recorrentes no estado.

Além do ES, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas estão com o serviço disponível aos assinantes de TV. O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com as operadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O envio dos alertas e o seu conteúdo são de gestão do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. Segundo a Anatel, o recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), Vivo, Oi, Sky e NossaTV, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e até o final do ano estará implantado em todo o País.

O assinante receberá a mensagem de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) por 10 segundos, com opção de fechar o pop-up se desejar. Também não será preciso fazer cadastro para ter acesso às notificações na TV, e o assinante não poderá bloquear o recebimento dos alertas.

A Anatel informa, ainda, que a notificação de desastres naturais via TV por Assinatura é complementar ao encaminhamento de alertas por mensagem de texto (SMS), para as ocorrências mais graves.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

9 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

10 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

10 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

11 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

11 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

11 horas atrás