Assassinatos voltam a crescer na Serra em 2020

Compartilhe:
Assassinato na Av. Central em Laranjeiras à luz do dia no mês de janeiro: violência aumentou em 2020. Foto: Divulgação/Internauta
Assassinato na Av. Central em Laranjeiras à luz do dia no mês de janeiro: violência aumentou em 2020. Foto: Divulgação/Internauta

Depois de dois anos de queda, o número de assassinatos voltou a crescer na Serra em 2020. No 1º semestre, exatamente 100 pessoas tiveram a vida interrompida por alguma ação violenta no município. Ano passado, 73 homicídios haviam sido contabilizados no mesmo período.

Os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam para aumento de 36 % entre 2019 e 2020. E também revelam que a Serra é a cidade com mais casos de assassinatos no Espírito Santo no 1º semestre deste ano.

Cariacica com 92 e Vila Velha com 77 casos vêm na sequência. Já a capital Vitória teve 19 assassinatos no período.

Mais populosa e industrializada cidade capixaba, a Serra há anos vem liderando o ranking de homicídios no ES. A exceção foi o ano passado, quando Cariacica fechou os doze meses com 135 pessoas assassinadas contra 134 na Serra.

De maneira geral, já havia tendência de queda nos números na Serra e no ES nos últimos anos. Mas a curva descendente foi interrompida em 2017, ano que o Espírito Santo passou pela sua mais grave crise de segurança pública com a greve da PM. Em 2018 e 2019 os números voltaram a cair. Porém 2020 tem sido diferente. Pelo menos até aqui.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também