
No dia a dia da vida urbana na Serra, muitos moradores frequentam o transporte público da cidade, que é um direito por lei dos cidadãos. Porém, no bairro de Serra Dourada II, a vizinhança da Avenida Brasília vem sofrendo com a insegurança em um dos pontos de ônibus da região, após um deslocamento da parada para á frente da avenida, ocasionando, conforme relatos dos residentes, assaltos para quem espera ônibus no local.
Segundo os dados do Painel de Crimes Contra o Patrimônio, da SESP (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), até o momento, em 2022 já foram 52 ocorrências em Serra Dourada II envolvendo roubos e furtos em transporte públicos, via públicas, em residências e estabelecimentos.
Um dos moradores do bairro, que não quis se identificar, conversou com o Tempo Novo sobre a situação, indicando que a mudança do ponto 441373 foi um pedido dos comerciantes da região por conta do trânsito, mas relatou que a situação de insegurança agora é ainda pior.
+ Programação para criançada na Serra vai ter oficina de arte, capoeira, música e dança
Leia também
“A exposição de risco para quem frequenta o ponto da região é absurda. A mudança realmente foi importante, pois o trânsito era afetado quando o ônibus não conseguia se aproximar muito da guia da calçada. Porém outras opções teriam que ser levadas em consideração, principalmente pela questão da segurança dos residentes do bairro”, disse o morador.
Ao ter conhecimento da situação, a reportagem entrou em contato com a Ceturb (Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo), que por meio de nota reforçou que a mudança do ponto foi uma requisição dos próprios moradores.
“A Ceturb-ES esclarece que a mudança do ponto de parada foi solicitada em 2019, por comerciantes do local, por conta do perigo de colisão na área. Uma equipe constatou o perigo iminente e realizou recentemente a troca”, disse.
E por se tratar de uma situação de segurança pública, a PMES (Polícia Militar do Espírito Santo) também foi contatada pela reportagem, e indicou que neste mês, ainda não houve registros de roubos em via pública no bairro de Serra Dourada II.
“A Polícia Militar informa que está presente na região com policiamento ostensivo, além de operações rotineiras. É importante que a comunidade denuncie a ação de indivíduos que agem na região por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo e o anonimato são garantidos. Qualquer atitude suspeita, a comunidade deve acionar uma viatura pelo Ciodes (190) para que o fato seja verificado. Vale destacar que no mês corrente, não há acionamento da PM, via Ciodes, para atendimento de ocorrência de roubo a pessoa em via pública no bairro informado” relatou a Polícia.

