Assaltos constantes tiram a paz de moradores de bairro da Serra

Compartilhe:
furtos e roubos
furtos e roubos
Segundo dados da Sesp, até o dia 29 de fevereiro deste ano, foram registradas 28 ocorrências de furtos e roubos em via pública, contra 115 no mesmo período do ano passado. Crédito: Divulgação

Colina de Laranjeiras, na Serra, é o bairro mais populoso do município, segundo dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O bairro tem 18.487 habitantes, saltando da 28ª posição no Censo de 2010 para o primeiro lugar no ranking dos bairros mais populosos da cidade, um aumento de 347,5%.

Esse crescimento trouxe também desafios para a comunidade, especialmente na área da segurança pública. Moradores relatam frequentes assaltos nas ruas do bairro.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, até o dia 29 de fevereiro deste ano, foram registradas 28 ocorrências, contra 115 no mesmo período do ano passado: a maioria delas de roubo a pedestres em vias públicas. Em 2023 durante todo o ano, houve 244 registros de furtos e roubos, seja em vias públicas, estabelecimentos comerciais, residências ou no transporte coletivo.

+ Falta de internet prejudica atendimento na Farmácia Cidadã da Serra

Um dos afetados é o comerciante Marciano Sampaio de Souza, morador de Colina de Laranjeiras há cerca de 40 anos e proprietário do Lava Jato Pai e Filho há quatro anos. “Já fomos roubados aqui três vezes. O último roubo ocorreu este ano, quando levaram 500 litros de água e ainda colocaram fogo no encanamento. Meu trailer que fica estacionado na Rua Barão do Rio Branco”, disse Marciano ao Tempo Novo.

Ele aponta que a maioria dos crimes ocorre nas proximidades do Shopping Montserrat e da praça do bairro, conhecida como “praça abandonada”, com celulares e motocicletas sendo os principais alvos.

“Acontecem pelo menos três roubos por semana. A situação está insustentável. Estamos desprotegidos. Trabalho no trailer até às 19 horas; depois desse horário, ficamos à mercê dos criminosos. É necessário um aumento no policiamento, talvez uma base móvel da polícia. Precisamos urgentemente de uma solução”.

O Tempo Novo procurou a Polícia Militar para falar sobre o assunto e por meio de nota a corporação informou que o policiamento do bairro no bairro Colina de Laranjeiras é realizado com viaturas, que atendem ocorrências, realizam blitz e visitas tranquilizadoras nos comércios.

Ressaltou também que o comando da 3ª Cia do 6º BPM ressalta que está disponível para reuniões com a comunidade para redirecionar o policiamento, caso necessário, visando potencializar a segurança do bairro e da região. Vale destacar que nos dois primeiros meses de 2024, o bairro registrou uma queda de quase 52% nos casos de roubo a pessoa em via pública em relação ao mesmo período do ano passado.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também