Categories: Notícias

As mudanças de filiações partidárias dos vereadores da Câmara da Serra


Observação:
Nesta semana, a coluna foi escrita pelos convidados Fernando Carlos Dilen da Silva e Daury Cesar Fabriz.
Como determina a Constituição Federal em seu artigo 14 § 3º, uma das condições para que um cidadão se candidate a Vereador ou Prefeito é estar filiado a algum partido político.
Muito embora existam questões doutrinárias discutindo a viabilidade ou não das candidaturas de pessoas não filiadas (candidaturas avulsas – tema tratado nesta coluna veja aqui) o certo é que para as eleições vindouras será ainda necessário que os candidatos estejam vinculados a uma legenda partidária.
Na Serra, de um total de 23 Vereadores, pelo menos 6 vereadores já mudaram das legendas partidárias das quais foram eleitos, existindo a previsão de que outros vereadores mudem de partido na próxima “janela partidária” de 05 de março a 03 de abril, isto é, período no qual os parlamentares podem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato, conforme estabelece o artigo 22 A da Lei dos Partidos Políticos.
Sem embargos dos arranjos políticos serranos, neste ano, o tema das filiações partidárias é ainda mais relevante em virtude da proibição das coligações partidárias, isto é, não se permite mais que um partido esteja vinculado a outro partido nas eleições visando atingir exclusivamente o número mínimo de votos válidos necessários para eleger um vereador.
Em virtude desta alteração legislativa, observamos em todo o Brasil e especialmente na Serra um movimento de fortalecimento das candidaturas por meio da filiação de candidatos a partidos políticos, fato que era muito menos relevante em outras eleições porque sempre na hora do registro das candidaturas os partidos “se fundiam” em Coligações, permanecendo somente poucos candidatos, o que gerava grande indefinição política entre os próprios candidatos.
Em virtude desta proibição, uma vez encerrado o prazo legal para as filiações partidárias visando ao pleito deste ano (4 de abril) será possível uma análise muito mais precisa (comparando-se com outras eleições) das eventuais chances de êxito dos candidatos a Vereador, pois já se saberão os prováveis candidatos de cada agremiação partidária.
Em conclusão, compreender as mudanças das filiações partidárias pelos Vereadores de Serra poderá por trazer um panorama mais claro dos possíveis candidatos a Prefeito, e por outro lado, por parte do eleitorado, permitir desde já que se busquem informações das plataformas políticas de cada pré-candidato e do partido político que estiver filiado.

  • Fernando Carlos Dilen da Silva é Mestre em História Social das Relações Políticas, Procurador efetivo da Câmara da Serra e Advogado.
  • Daury Cesar Fabriz é Doutor em Direito, Professor da UFES e FDV e Advogado.
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

15 minutos atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

16 minutos atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

26 minutos atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

26 minutos atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

35 minutos atrás

Prefeitura abre novo processo seletivo para professores com salários de R$ 6.988

A Prefeitura de Vitória abriu as inscrições para um novo processo seletivo que visa a contratação de professores. A seleção…

53 minutos atrás