Categories: Mestre Álvaro

As escolhas de Audifax

Por Yuri Scardini

Há seis meses para a eleição, os prazos para desincompatibilização e mudanças partidárias se esgotaram, e a Rede do prefeito Audifax Barcelos, segue em movimentos dúbios e parece não convencer muita gente. Audifax é ‘o cara’ do partido, portanto, os sucessos ou insucessos da Rede, serão atribuídos a ele.

Não é prudente duvidar de Audifax, até porque, para quem em 2016 emergiu de forte risco de morte e virou uma eleição absolutamente acirrada. Superar contextos adversos passou a ser uma de suas marcas registradas. Mas inegavelmente, o prefeito se vê acuado tanto dentro, quanto fora da Serra.

Audifax, que se habituou ao protagonismo local, ocupa espaço de coadjuvante fora da Serra. O prefeito buscou filiar nomes expressivos, como a senadora Rose de Freitas (MDB), os deputados estaduais Sérgio Mageski (PSB), Bruno Lamas (PSB), Jamir Malini (PP),  Da Vitória (PPS),  os federais Givaldo Viera (PCdoB) e Evair de Melo (PP). Até mesmo o jornalista Michel Bermudes foi fortemente sondado.

Com as negativas, o prefeito se voltou para a Serra e deve investir em nomes locais, como o vereador Guto Lorenzoni, que deve ser lançado como federal. É uma estratégia de risco, mas Audifax parece gostar de arriscar-se e não costuma se furtar a batalha. Além do mais, se a Rede surpreender e fizer bonito nas urnas, todos os louros recairão sobre o prefeito, consagrando-o.

O prefeito agora terá que olhar para a Serra. Aqui, os adversários estão à espreita. O deputado Sérgio Vidigal, o tucano Vandinho Leite, e uma Câmara de vereadores dominada por desafetos, que o digam. Também há outra questão que Audifax terá que ter um olhar mais carinhoso: a família Lamas, que cobra apoio político. A relação ficou instável após o prefeito isolar os Lamas diante da negativa de Bruno em se filiar na Rede.

Sem os Lamas, Audifax pode perder um de seus sustentáculos políticos e ver um segundo eixo de oposição local tomar corpo e de reboque criar desavenças com o PSB, do ex-governador Casagrande. Mas o custo para apoiá-los, é ir contra o projeto da Rede. Parece que o prefeito terá que escolher, ou ele ou a Rede.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

14 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

15 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

15 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás