Artista usa até rolhas de vinho para fazer jardins

Compartilhe:
O estudante de arquitetura começou a produzir as peças com hobby e agora ganha dinheiro usando a técnica. Foto: Edson Reis
O estudante de arquitetura começou a produzir as peças com hobby e agora ganha dinheiro usando a técnica. Foto: Edson Reis
O estudante de arquitetura começou a produzir as peças com hobby e agora ganha dinheiro usando a técnica. Foto: Edson Reis

Por Clarice Poltronieri

Gosta de plantas, mas falta espaço em casa para um jardim? Pois para esse problema já existe solução, e não é o bonsai. É uma técnica de plantas e jardins em miniatura em que até as rolhas de vinho servem de vaso para as mudas, cabendo em qualquer cantinho, no apartamento ou mesa do escritório.

O artista responsável pela obra é Fernando Zardo, estudante de arquitetura e especialista em projetos em 3D. Mas não pense que o talento vem de anos; apesar de sempre ter gostado de plantas, tem apenas um mês e meio que ele desenvolve a técnica.

“Vi o trabalho das rolhas em um site americano e fiz uma muda para mim, mas deu muito trabalho, pois eu não tinha as ferramentas certas para isso. Recentemente fiquei desempregado e como tinha uma microrretífica, voltei a fazer como hobby. As pessoas gostaram e começaram a me encomendar”, conta.

As mudas que Fernando trabalha podem estar plantadas em rolhas de vinho, mini vasos ou terrários (vidros de pequenos aquários com jardim) e exigem cuidados especiais, que ele ensina. E tem mais, alguns dos jardins trazem parte de seu conhecimento da área de arquitetura: ele passou a incluir maquetes inspiradas em paisagens orientais nos trabalhos.

Para quem pensa que o trabalho é simples, se engana. “É um trabalho que exige muita paciência. O segredo é ter calma. As mudas mais raras tenho que cortar com bisturi esterilizado e tratar por dois dias com canela para cicatrizar e só depois replantar”, explica.

As mudas nas rolhas custam a partir de R$ 7, durando entre três e seis meses, conforme a espécie e os cuidados. Já os jardins mais elaborados podem chegar a R$ 200.

Para Fernando, que também é técnico em automação e chegou a cursar sete períodos no curso de Engenharia Elétrica, esse “É um trabalho que não tem limite, o limite é o que sua criatividade permite”, finaliza.

A produção do artista se dá em sua casa, em Maruípe, e na casa de sua namorada, em Jacaraípe, que também ajuda na produção. Para conhecer e adquirir seu jardim de apartamento, entre no facebook ‘Cork green store’ ou ligue para 99253-6341 e 99262-2236.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também