
Após três anos de sua restauração, o histórico Banco de Reis, localizado na emblemática praça do deck da Igreja de Reis Magos em Nova Almeida, na Serra, sofreu um desrespeitoso ato de vandalismo, com pichações marcando a estrutura restaurada.
O banco foi restaurado pelo grupo Guardiões do Monumento Reis Magos, liderados na ocasião pela artista plástica e historiadora Madalena Krug, que faleceu em março de 2021.
Uma das artistas que também fez parte do grupo é Fernanda Vieira, que é moradora de Nova Almeida, e ficou apavorada ao ver a situação do banco.
“Foi um trabalho minucioso que fizemos ali, com o intuito de preservar o local e dar visibilidade ao espaço, atraindo o olhar dos turistas que podem contemplar a beleza que existe naquele alto e a vista que ela proporciona. Mas ao invés disso, vimos que as pessoas não tem respeito pela história e nem pela arte. É uma pena”, disse Fernanda que não ficou apenas no desabafo, ela botou a mão na massa e limpou as pichações.
“Não aguentei ver a situação e resolvi vir aqui e limpar. Agora está sem pichação e espero que fique assim por muito tempo e que as pessoas tenham mais respeito pela arte”.
O Banco de Reis foi restaurado em 2020 e para o trabalho foram utilizados materiais reciclados de construções como sucatas de azulejos e a arte do mosaico feita no assento teve seu trabalho todo doado por artistas locais. “Fizemos tudo na época respeitando os padrões históricos e artísticos culturais”.
Sob o banco foi aplicado um tapete com a mesma técnica pontuando dados históricos. Os artistas também instalaram um grande cinzeiro próximo ao banco, para utilização dos visitantes fumantes.

