Arte sacra de cinco artistas em exposição na Igreja dos Reis Magos

Compartilhe:
Esculturas e luminárias estão entre as peças que fazem parte da mostra, que segue em exposição até o dia 30 de maio. Fotos: Divulgação
Esculturas e luminárias estão entre as peças que fazem parte da mostra, que segue em exposição até o dia 30 de maio. Fotos: Divulgação

A Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra, recebe a partir desta quarta-feira (12) uma exposição de arte sacra, idealizada pelos artistas Áurea Brandão, Edson de Paula Machado, Severino Lima, Acélio Rubens e Gracinha Sabadini. A cerimônia de abertura acontece às 19h.

Esculturas e luminárias estão entre as peças que fazem parte da mostra, que segue em exposição até o dia 30 de maio. A Igreja dos Reis Magos fica aberta diariamente, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. As informações são da Prefeitura da Serra.

Quem for ao local poderá ainda visitar as instalações da igreja que foram totalmente restauradas. As portas do templo, que é tombado como patrimônio histórico nacional desde  1943, no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes, foi reaberta em 2 de dezembro de 2019.

A igreja é o segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo e a reforma durou dez meses com um investimento de aproximadamente R$ 720 mil. Da estrutura do telhado ao beiral da Igreja dos Reis Magos, tudo foi restaurado. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal. Durante as obras, o sistema elétrico e os equipamentos hidráulicos também foram substituídos e as esquadrias, pisos, forros e elementos artísticos, conservados. O projeto, executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan-ES, teve contrapartida da Prefeitura Municipal da Serra (ES), com a restauração dos sinos da igreja.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Igreja de Reis Magos depois da restauração. Foto:  Renzo Ambrozini

Histórico da Igreja dos Reis Magos

O conjunto arquitetônico de Reis Magos, construído entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins, funcionou como núcleo de catequese indígena, ministrada por padres jesuítas, nos séculos XVI e XVIII. Na igreja, destacam-se como elementos artísticos integrados à arquitetura, o altar-mor com retábulo com quatro colunas em estilo salomônico, ladeando a pintura que representa os Três Reis Magos com Maria, José e o Menino Jesus.

A pintura Adoração de Reis Magos, localizada ao centro do altar-mor, é citada como a primeira pintura a óleo sobre madeira feita no Brasil. Datada de 1598, é atribuída ao padre jesuíta português Belchior Paulo, pintor quinhentista que esteve no Espírito Santo em 1598.

Inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes, em 1943, na época do tombamento a residência encontrava-se em estado de ruínas. Entre os anos de 1944 e 1945, o monumento sofreu uma grande obra de restauração. Em 2001, houve a última obra de restauro e, em 2006, o sítio arqueológico e a praça fronteiriça foram requalificados com tratamento paisagístico.

 

 

 

 

 

Serviço

Exposição de arte sacra na Igreja dos Reis Magos

Visitação: diariamente, das 8h às 17h, até 30 de maio

Local: Igreja dos Reis Magos Tv. Reis Magos II – Nova Almeida Centro, Serra

Entrada: gratuita

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também