Arte e autismo: cantora Ilus lança o álbum “Natureza Líquida” na Ufes

Compartilhe:
cantora Ilus
cantora Ilus
Para a cantora Ilus, o evento foi pensado como uma forma de apresentar o novo álbum dentro de um formato intimista, que permite a interação entre a artista e o público. Crédito: Divulgação

A cantora, compositora, atriz e escritora Ilus promove nesta quinta-feira (20), às 20h, a audição coletiva do seu novo álbum “Natureza Líquida”. O evento vai acontecer no auditório do Centro de Artes da Ufes – Cemuni IV, em Vitória, com entrada franca.

Durante a programação, a artista vai realizar uma roda de conversa sobre o novo trabalho musical e interpretar as canções do álbum, com o acompanhamento da violonista Cris Bravin, que participou das gravações junto a Ilus.

Produzido no Estúdio de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), “Natureza Líquida” reúne nove composições autorais e um poema da cantora, e será disponibilizado integralmente ao público no dia 28 de julho, por meio das plataformas digitais.

A divulgação do álbum integra o Projeto “TransIlustríssima”, selecionado pelo Edital de Produção, Difusão e Distribuição Musical da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Para Ilus, o evento foi pensado como uma forma de apresentar o novo álbum dentro de um formato intimista, que permite a interação entre a artista e o público. “Vamos fazer um lançamento. Será uma mistura de prévia com comemoração pelo trabalho realizado. Quem estiver presente poderá ouvir as canções com exclusividade, e o trabalho completo vai falar por si quando estiver disponível integralmente nas redes”, afirma a cantora.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

+ Sudestino e Balaio de Baião animam forrozeira na Serra em agosto

O processo de divulgação do álbum “Natureza Líquida” teve início com o lançamento do single “Quebra-cabeças”, no último dia 18 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Orgulho Autista. Em seguida, Ilus disponibilizou a faixa “Verdades Mortais” e “Canto Vadio” nas plataformas digitais.

De acordo com a cantora, “Verdades Mortais” é uma canção de amor que descreve os dilemas de uma pessoa dividida entre o que ela deseja e o que consegue realmente dar. Por sua vez, “Canto Vadio” resgata a latinidade presente na música popular brasileira, marcada pela variedade rítmica dos diversos grupos étnicos que compõem a região. “Essa canção fala sobre expectativas frustradas, e sobre como toda reviravolta tem um pouco de morte e um pouco de reinven ção”, revela Ilus.

O álbum completo irá para as redes em 28 de julho, juntamente com o single “Ogiva”.

Espectro autista

Artista multilinguagem, Ilus foi diagnosticada há dois anos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e propõe em sua obra um olhar sobre a realidade desse segmento da sociedade, sempre sob o prisma da equidade social e o respeito às diferenças.

O diagnóstico significou um novo começo na sua vida, marcado pelo engajamento na luta por direitos e acessibilidade para este segmento da população. A cantora faz palestras sobre o modo de vida das pessoas autistas e é uma das administradoras do Adultos no Espectro, plataforma de soluções em saúde mental que conta com mais de 25 mil seguidores no Instagram.

As novas composições traduzem o seu desejo de afirmação e a visão da arte como instrumento de transformação social. “Sou uma pessoa que luta por um mundo mais gentil, onde as pessoas tenham direito de ser quem são e, dessa forma, serem respeitadas, valorizadas e terem espaço à cidadania plena. E quando me descobri sendo uma pessoa autista, não poderia deixar de abraçar essa luta também no meu trabalho”, reitera.

 LANÇAMENTO DO ÁLBUM “NATUREZA LÍQUIDA”:

Com audição coletiva, roda de conversa e apresentação da cantora Ilus com a violonista Cris Bravin

Data: 20 de julho

Horário: 20h

Local: Auditório do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Cemuni IV, no campus de Goiabeiras, Vitória

Entrada: gratuita

Vagas: limitadas e sujeitas à capacidade do espaço

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também