Aromaterapia potencializa imunidade e alivia problemas respiratórios em crianças

Compartilhe:
aromaterapia
aromaterapia
A aromaterapia em apresentado bons resultados no que se refere a problemas respiratórios comuns, como resfriados, bronquite e alergias. Crédito: Divulgação

A saúde das crianças é uma prioridade para pais e responsáveis e quando se trata de fortalecer a imunidade e aliviar problemas respiratórios, a aromaterapia surge como uma alternativa natural e eficaz. A utilização de óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas tem sido reconhecida por suas propriedades terapêuticas, tornando-se uma aliada valiosa no cuidado com os pequenos.

Essa prática integrativa é reconhecida pelo Sistema Único de Saúde e amplamente utilizada em todo o mundo. Segundo a especialista no assunto, terapeuta integrativa pediátrica, Cinthia Casotti, os óleos induzem a liberação de partículas no organismo com capacidade de estimular células nervosas.

“Quando falamos de bebês e crianças, a maneira correta de utilização da técnica é a diluição adequada dos óleos essenciais em óleos carreadores, usando roll-on. O sistema imunológico em desenvolvimento das crianças faz com que elas fiquem mais suscetíveis a infecções e doenças. A aromaterapia oferece uma abordagem segura e suave para fortalecer a imunidade, auxiliando o corpo na luta contra vírus e bactérias”, explica.

+ ‘Raposa’ invade casa e deixa moradores apavorados na Serra

No que se refere a problemas respiratórios comuns, como resfriados, bronquite e alergias, que podem afetar a qualidade de vida dos pequenos, a aromaterapia tem mostrado resultados promissores. Por exemplo, o óleo de eucalipto possui propriedades expectorantes, que auxiliam na eliminação de muco das vias respiratórias, facilitando a respiração. Além disso, o óleo de lavanda tem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a irritação das vias aéreas, proporcionando alívio e conforto à criança.

Mas Cinthia faz um alerta sobre o suo dos óleos que apesar de embora sejam naturais devem ser aplicados corretamente. “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose, portanto, na aromaterapia também é necessário utilização de porções adequadas para as crianças e nunca utilizar os óleos puros sobre a pele, pois isso pode causar alergias e queimaduras graves.”

Hoje, com a crescente busca por abordagens naturais e holísticas para a saúde, a aromaterapia tem se mostrado uma alternativa valiosa, oferecendo benefícios terapêuticos de forma suave e segura para as crianças

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também