Após serem impedidos de trabalhar, camelôs de Laranjeiras prometem protesto na Serra Sede

Compartilhe:
Cena comum nas calçadas da Avenida Central de Laranjeiras. Foto: Arquivo TN

Os vendedores ambulantes que atuam nas ruas do bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, foram surpreendidos logo pela manhã desta segunda-feira (16) por uma ação das secretarias da Fazenda (Sefaz) e Desenvolvimento Urbano (Sedur) por volta das 6 horas que os impediu os ambulantes de trabalhar. Por conta da ação, os camelôs prometem fazer uma manifestação pacífica em frente a Câmara de Vereadores, na Serra Sede, hoje (16), a tarde.

Segundo uma ambulante que não quis se identificar, por já ter ordens judiciais de outras ações, disse que mais uma vez o município está tratando os camelôs como bandidos. “Já tem mais de seis meses que a Prefeitura da Serra liberou a gente para trabalhar na avenida Central. Hoje fomos surpreendidos com dezenas de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Só não pegaram e destruíram nossas mercadores como fizeram em ações anteriores, porque um colega chegou bem cedo hoje e viu a situação e avisou aos outros”, conta a ambulante.

Na Avenida Central, de Laranjeiras, atuam cerca de 30 a 40 ambulantes que vendem desde água de coco, a meias, sapatos, roupas, eletrônicos, capas de celulares, tapetes, panos de chão, pano de prato, entre outros.

Destes, cerca de 30 estão cadastrados na Associação de Camelôs de Laranjeiras. “Os que pertencem a Associação todos possuem cadastro na Prefeitura da Serra para atuação no bairro. Nenhum de nós foi notificado, nenhum de nós foi oficiado sobre a ação. Somos trabalhadores, sustentamos nossas famílias com esta renda. Mais uma vez, o município veio com truculência, cheio de força policial, como se nós fôssemos bandidos. Merecemos respeito, não somos bandidos, somos trabalhadores”, reclama outro ambulante que não quis se identificar.

A última ação do município contra os ambulantes foi em outubro do ano passado. Na ocasião, os fiscais da Prefeitura chegaram agredindo os ambulantes e destruindo os materiais que eram vendidos por eles. Ainda em outubro de 2019, o município chegou a divulgar, por meio de sua assessoria de imprensa que  pretendia liberar a atuação de camelôs em alguns locais da comunidade. A Prefeitura da Serra na época, enviou uma nota onde afirmou que iria publicar um edital com os locais disponíveis para ocupação dos ambulantes. De acordo com o Município, os vendedores interessados poderiam concorrer a uma das vagas que seriam disponibilizadas. Apesar desta informação, a assessoria de imprensa da Prefeitura não passou detalhes sobre quando este edital seria publicado.

O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza nesta segunda-feira (16) ação fiscal para combater o comércio irregular de produtos na região de Laranjeiras. Ambulantes irregulares poderão ser multados e os produtos apreendidos. Para atuar legalmente, é preciso protocolar o pedido na Prefeitura.

O ambulante que quiser fazer o cadastro na Prefeitura da Serra deve se dirigir ao ao Protocolo, que fica no térreo da Prefeitura (Rua Maestro Antônio Cícero, 111, Caçaroca – Serra-Sede).

É necessário apresentar os seguintes documentos:
• Formulário de cadastramento devidamente preenchido (Disponível no Site da Prefeitura, no link http://www4.serra.es.gov.br/site/download/1568736865775-dfop-requerimento-para-inscrio-de-comrcio-ambulante.pdf);
• Cópia do documento de identidade com foto;
• Cópia do CPF;
• Cópia do título de eleitor;
• Cópia do comprovante de residência atualizado;
• Certidão de antecedentes criminais;
• Comprovante de Micro Empreendedor Individual (MEI), caso tenha, com inscrição municipal.
Valor da taxa mensal: R$ 91,80

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também