Após quase três meses fechado, Parque da Cidade será reaberto para o público

Compartilhe:
O Parque da Cidade fica na região de Valparaíso. Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (07), estará em vigor o novo mapa de Risco decretado pelo Governo do Estado. Dessa vez, a Serra saiu da classificação de ‘Risco Alto’, para ‘Moderado’. Isso significa que haverá flexibilização das medidas de restrição. Entre elas está o fechamento do Parque da Cidade, que após quase três meses, voltará a funcionar para o público em geral.

Em nota a Prefeitura da Serra confirmou a reabertura: “De acordo com o decreto do Governo do Estado, com o risco moderado, o Parque da Cidade reabre. Importante destacar que as medidas restritivas continuam, como a obrigatoriedade do uso da máscara e distanciamento social. Além disso, no local é  disponibilizado álcool em gel”, disse.

Saiba o que pode funcionar na cidade

Classificada em risco moderado a partir desta segunda-feira (7), a Serra sofre mudanças nas medidas de restrições nesta próxima semana. Agora, o Município passa a permitir o funcionamento de bares e as academias terão menos exigências para controle da pandemia do coronavírus.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

As informações foram divulgadas pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), no final da tarde desta sexta-feira (4).Além da Serra, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) classificou outros 45 municípios como risco moderado, 29 em alto e 23 em baixo. Não há nenhuma cidade com risco extremo.

Sendo assim, na Serra, os bares poderão funcionar, mas terão que seguir restrições, que também valem para restaurantes e lanchonetes. Ou seja, poderão funcionar de segunda a sábado até às 22h e, no domingo, até às 16h.

A mesma regra vale para distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência. Para esse grupo de negócios, há limitação de um cliente a cada 5m² e afastamento mínimo de 2m entre as mesas. As boates e casas de shows ainda não têm autorização de funcionar.

Também devido ao risco moderado, na Serra, poderão ocorrer os seguintes eventos: corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos. No entanto, há limitação de 300 pessoas, não podendo ultrapassar uma pessoa a cada 5m² de área.

Nas academias, fica liberada a realização de atividades aeróbicas individuais. Já as coletivas seguem suspensas.

Comércio em geral  e shoppings

Os estabelecimentos comerciais podem funcionar a qualquer horário do dia e não há restrições nesse sentido. Contudo, é preciso respeitar o limite de um cliente a cada 10m² de área de loja. Em shoppings, há limitação de entrada de clientes na proporção de uma pessoa por 22m².

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também