Atendendo à solicitação dos vereadores Paulinho do Churrasquinho e Renato Ribeiro (ambos PDT), a Câmara da Serra reinstalou o quadro do artista serrano Antônio Tackla, que havia sido retirado das dependências da Casa após a solicitação de outro parlamentar, Antônio Aprigio, conhecido como CEA (Republicanos), formalizado durante a sessão de quarta-feira (27/8).
Desta vez, a obra foi fixada em um dos corredores do segundo andar, em frente ao gabinete dos dois parlamentares solicitantes.
Entenda:
O vereador do Republicanos protocolou no dia 27 de agosto um ofício na Câmara Municipal da Serra solicitando a retirada de imagens expostas nos corredores da Casa de Leis que retratam cenas de enforcamentos e violências históricas contra negros. No documento, ele argumenta que tais imagens não trazem esperança, mas dor, e que o espaço adequado para esse tipo de exposição seria um museu, onde poderiam ser vistas dentro de um contexto histórico.
Leia também
O parlamentar afirmou sentir-se desrespeitado e não acolhido ao transitar diante dessas lembranças no ambiente institucional. Segundo ele, a presença dessas representações impacta profundamente a vivência e a representatividade. Por isso, pediu a remoção das obras não como “apagamento da história”, mas como sinal “de empatia, sensibilidade e respeito” à dignidade dos parlamentares e cidadãos que frequentam a Câmara.

