Após fins de semana de bares e praias lotados, Serra ultrapassa 16 mil casos confirmados de Covid-19

Praias da Serra têm sido cenários para muitas aglomerações nos fins de semana. Foto: Michele Duarte

Após vários fins de semana com muitas aglomerações e praias lotadas, a Serra ultrapassou a triste marca de 16 mil moradores infectados pela Covid-19. O Município, que é o segundo com mais confirmações e óbitos no Espírito Santo, possui, no total, 16.091 moradores que foram contaminados, 504 pacientes que vieram a óbito e 15.010 pessoas curadas do coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram 95 novos casos em 24 horas na Serra e nenhuma morte neste período. Enquanto isso, muitos serranos ignoram a pandemia, lotam praias, bares e outros locais públicos. Na grande maioria das vezes, as pessoas sequer utilizam máscaras de proteção – um dos itens essenciais para evitar a proliferação do vírus.

Há semanas, a Serra está classificada como risco baixo. Na prática, isso significa que não existem mais limites de horários para o funcionamento de comércios, incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. No entanto, o Governo do Estado pediu que a população mantenha os cuidados necessários e evite aglomerações, principalmente em locais fechados. Mas é exatamente o contrário disso que vem sendo feito por muitos moradores da Serra e também de outras cidades da Grande Vitória. 

Nesta semana, conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o governador Renato Casagrande (PSB), alertou a população sobre a necessidade de fechar comércio e outras atividades econômicas caso as “aglomerações exageradas” continuem ocorrendo no Espírito Santo. O governador ainda disse que houve um aumento da taxa de transmissão da Covid-19. Cenas de desrespeito as determinações de distanciamento social e uso de máscara são comuns na Serra,  inclusive acontecem juntamente com a superlotação de bares e praias.

“Com a taxa de transmissão aumentando, vai aumentar a ocupação dos leitos e os óbitos. Bom compreender que não resolvemos a pandemia, a pandemia está presente e precisamos contar com a responsabilidade de cada um de nós. Se a gente quiser que as atividades econômicas e sociais continuem funcionando, precisamos mudar nosso comportamento. Se não mudar, daqui a pouco teremos que tomar medidas restritivas porque a matriz de risco aponta: se aumentar óbito, vamos ter que de novo fechar”, disse o governador.

Existe uma grande preocupação por parte das autoridades de saúde e também de moradores, como é o caso dos de Manguinhos, que entraram em contato com a reportagem pedindo uma matéria para denunciar a superlotação do balneário. Também existe o problema de aglomeração em bares. Os estabelecimentos têm ficado lotados durante os fins de semana. Nesses locais, o uso de máscara é ignorado por muitos clientes, que superlotam os espaços. O transporte público também registra muita aglomeração, mas nesse caso, os trabalhadores são obrigados a conviver com a lotação, que persiste por anos.

Casos e óbitos por bairro

Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (25), Bairro das Laranjeiras (24), Nova Carapina I (22), Vila Nova de Colares (20), Cidade Continental (17), Parque Residencial Laranjeiras (16) e José de Anchieta I (16). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da Serra é 3,2%.

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 775 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 661. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 132.350 confirmações, 3.551 mortes e 121.154 curados.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

33 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás