Categories: Notícias

Após detonarem ruas, caminhões da ArcelorMittal são proibidos de circular dentro de Novo Horizonte

A partir do dia 24 de junho, está proibida a circulação de caminhões de carga, mesmo que vazios, em qualquer horário ou dia da semana, nas principais vias do bairro Novo Horizonte. Isto porque, a Prefeitura da Serra, publicou decreto com a proibição na última terça-feira (24) que passa a valer daqui há 30 dias.

A partir desta data, os veículos pesados não poderão mais trafegar na Avenida Brasil e também nas ruas Papagaio e Gaivota.

A publicação atende um anseio antigo da comunidade que há anos reclama do tráfego intenso de caminhões dentro do bairro, principalmente o que tem destino a portaria da ArcellorMittal. O objetivo é desobstruir as vias do bairro Novo Horizonte, que normalmente possui um alto número de veículos pesados.

Entretanto, de acordo com o decreto, as proibições não se aplicam aos veículos a serviço de empresas situadas nessas vias. “A proibição só alcança os caminhões, mesmo vazios, com Peso Bruto Total – PBT acima de 23 toneladas, salvo em relação à Avenida Central, cujo Peso Bruto Total- PBT não poderá ser superior a 16 toneladas”, diz o decreto.

Segundo a Prefeitura, as equipes de Engenharia de Trânsito da Serra irão implementar uma nova sinalização na via para instruir os motoristas por onde deverão passar. “Os veículos de carga que circulam dentro do bairro Novo Horizonte, como os que seguem em direção à ArcelorMittal, deverão acessar a ES 010, seguindo caminho pela Av. Industrial, evitando fluxo intenso dentro dos bairros”.

A avenida Industrial é uma via que liga a ES 010 diretamente a Novo Horizonte e também ao bairro Cidade Continental e os balneários de Praia de Carapebus, Balneário Carapebus, Bicanga e Manguinhos.

A queixa foi alvo de denúncia e cobrança do vereador Anderson Muniz, na tribuna da Câmara da Serra que levantou a bandeira dos moradores e de motoristas que utilizam a via.

“Após fazer reuniões com o Departamento de Engenharia de Trânsito e audiências públicas com a população, alcançamos uma vitória para a população, para o nosso comércio e a mobilidade urbana. É menos tempo no trânsito e mais segurança para quem trafega todos os dias na Avenida Brasil. Além disso, o tráfego de caminhões danificava as tampas de PV, causavam erosões no asfalto, entre outros problemas como a lentidão no trânsito”, disse Anderson.

O Tempo Novo procurou a ArcellorMittal por meio de sua assessoria de imprensa e a empresa informou que não vai comentar sobre o assunto.

Confira o decreto:

Decreto das Carretas
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás