
Primeiro secretário da Mesa Diretora, o vereador Professor Alex Bulhões (PMN) usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (23) para “dar uma bronca” nos colegas de plenário. O parlamentar explicou os termos utilizados durante os ritos legislativos e se disse incomodado com algumas situações que tem presenciado durante as sessões na Casa.
“Hoje estou aqui porque tive uma conversa com o presidente, e temos que melhorar o nosso rito. A sessão plenária se compõe de um rito este rito deve ser cumprido. Estou aqui, na mesma condição de todos, mas algo me incomoda nesta Casa”, começou.
Bulhões disse ficar incomodado quando vereadores saem da Tribuna, após discursar, e alguém pede uma “questão de ordem” e “pela ordem”. Explicou que trata-se de um questionamento sobre a interpretação da aplicação do Regimento. Lembrou que a prática está sendo usada para insultar colegas.
“Não podemos, depois de oito meses [de mandato], ser amadores neste Plenário. O rito deve ser cumprido. Tenho uma preocupação muito grande com a minha saúde mental”, acrescentou.
Leia também
Cobrou cortesia na fala dos colegas, em relação aos outros vereadores no Plenário e em relação a outros representantes do poder público. Por fim defendeu a instituição de uma Corregedoria e/ou um Conselho de Ética na Casa.
“Já falei com o presidente, Rodrigo Caldeira (PRTB) que esta Casa tem tamanho de Corregedoria. Nossa Câmara pode ter um Conselho de Ética, diante dos muitos casos de falta de cortesia uns com os outros. Querem usar o espaço para fazer campanha política. Não é utilizando o rito da Câmara que vamos fazer campanha política”, afirmou.
Histórico
A fala de Alex Bulhões acontece em meio a diversas polêmicas, trocas de farpas, de acusações, palavras de baixo calão e até registros de trocas de socos entre parlamentares nos corredores do Legislativo. As confusões estão acontecendo semanalmente na Casa.

