Após atrasos, obra avança e Serra divulga prazo para entregar Rotatória do Ó

Compartilhe:
Rotatória do Ó Prefeitura da Serra
Crédito: Divulgação
Rotatória do Ó Prefeitura da Serra
Obra da Rotatória do Ó deve ser entregue em junho deste ano, de acordo com a Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação

A Rotatória do Ó – em Parque Residencial Laranjeiras – é considerada a maior obra de mobilidade urbana que vem sendo realizada pela Prefeitura da Serra. De grande importância para a região, a construção está avançando, após enfrentar alguns atrasos, e deve ser entregue aos moradores em junho deste ano.

De acordo com a Prefeitura da Serra, o cronograma da obra foi adiado por conta do atraso no fornecimento das vigas utilizadas na montagem dos viadutos. Além disso, a Secretaria de Obras teria enfrentado fortes chuvas de setembro a dezembro do ano passado.

Essas chuvas teriam atrapalhado alguns serviços da obra como terraplanagem, por exemplo, que só podem ser feitos em tempo seco. Por conta disso, a construção voltou a avançar somente no início de 2023.

De acordo com o secretário de Obras, Halpher Luiggi, a previsão é entregar a Rotatória do Ó em junho deste ano. No entanto, antes disso, no mês de abril, o trânsito já deve estar liberado na região.

Parte da obra será entregue em abril para que o transito veicular volte a circular normalmente na parte de cima da rotatória. O mergulhão, no entanto, deverá ser aberto somente ao final da obra, em junho.

“Vamos mexer também em toda a questão que envolve paisagismo como plantio de grama e de segurança, como execução de guarda-corpo e assim sucessivamente. Até o final de junho entregaremos essa tão esperada obra para a população da Serra, que já sofreu com os atrasos e que já passou da hora de ser entregue”, disse Halpher.

Empréstimo de R$ 40 milhões será pago em 20 anos

A obra da Rotatória do Ó foi iniciada nos últimos meses da gestão do então prefeito da Serra, Audifax Barcelos. A ordem de serviço foi assinada em setembro de 2020, pouco mais de quatro meses antes de Audifax deixar o cargo e dois meses antes das eleições municipais.

O início da construção, inclusive, foi visto no meio político como eleitoreiro, já que apesar de Audifax não poder disputar a reeleição, tentou emplacar um aliado como candidato, Fábio Duarte – que acabou perdendo a eleição no segundo turno para o atual prefeito Sergio Vidigal.

Na época, o custo da obra era estimado em mais de R$ 40 milhões, valor adquirido por empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. Esse valor, juntamente com os juros, será pago durante os próximos 20 anos.

Os motivos que atrasaram a obra, de acordo com a Prefeitura da Serra

Prevista para ser construída em dois anos, a Rotatória do Ó era para ter sido entregue antes do final de 2022. No entanto, a construção passou por diversos atrasos e prazos estimados pela Prefeitura da Serra.

De acordo com a prefeitura, o cronograma da obra foi adiado por conta do atraso no fornecimento das vigas utilizadas na montagem dos viadutos. Além disso, a Secretaria de Obras teria enfrentado fortes chuvas de setembro a dezembro do ano passado.

Essas chuvas teriam atrapalhado alguns serviços da obra como terraplanagem, por exemplo, que só podem ser feitos em tempo seco. Por conta disso, a construção voltou a avançar somente no início de 2023.

O prazo para entrega da obra agora é junho de 2023.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também