
Neste domingo (27), a Serra vai sediar a 1° etapa da Copa de Mountain Bike 2021 (CCMTB). O campeonato não passava pela cidade há 10 anos. O torneio é uma ação que atrai turistas para o município através do esporte.
O local escolhido para a largada da copa é o restaurante Ninho da Roxinha, em Nova Almeida, Serra, às 8 horas, com encerramento às 13 horas.
O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Thiago Carreiro, falou que está muito feliz com a realização do evento.
“Conseguimos após 10 anos trazer esse evento para a Serra, é um evento que não movimenta só o esporte, mas também a economia local, como as redes de hospedagem, restaurantes, padarias, e foi muito bacana hoje ter ido a nova almeida e já ter visto a movimentação dos ciclistas que já estão treinando para o evento” ressaltou.
Leia também
De acordo com ele, várias pessoas estão indo a Nova Almeida fazer o reconhecimento do local.
“Isso movimenta muito a nossa economia, além de mostrar nossas belezas e história para o Espírito Santo pois são várias pessoas de todo o Estado que participam da copa e também do Brasil, então vai ser um evento muito bacana, muito bonito e muito bem organizado, um evento organizado pela Federação em parceria com o governo do Estado. Estamos otimistas com isso”, disse o secretário.
Thiago ainda afirmou: “a Serra respira bike, estamos muito focados para trazer mais eventos para o município e estruturar as nossas trilhas”.
O Ciclismo e o Mountain Bike estão entre as modalidades esportivas mais praticadas na cidade e têm sido cada vez mais fortalecidas com a criação de novos grupos de ciclistas por diversos bairros.
O subsecretário de Esportes, Renato Ribeiro, disse que o objetivo é transformar a Serra na capital do esporte capixaba. “O esporte na cidade ficou estagnado por um bom tempo, mesmo antes da pandemia, já estava parado. E nós estamos reestruturando as atividades esportivas na cidade com o objetivo de transformar a Serra na capital do esporte capixaba. Temos espaços públicos estruturados que podem ser usados para sediar campeonatos estaduais de quaisquer modalidades. Sabemos do potencial da cidade e é nesse rumo que vamos seguir”, disse Renato.
O diretor de esportes da Setur, Marcelo Laporte, falou que a copa é um evento esportivo de alto desempenho, cuja ação tem em seu conceito a prática de esporte na natureza, em sintonia com a divulgação de pontos turísticos do município.
Ele ainda ressaltou que o evento visa, e incentiva os atletas e as pessoas a desafiarem seus limites e a novas práticas esportivas, com emoção, prazer e muito entretenimento.
“Este ano o campeonato comemora 17 anos, um marco histórico no Mountain Bike Capixaba, e a Setur não poderia deixar de apoiar e realizar a abertura da 1ª Etapa do Campeonato na Serra. Além de apoiar iniciativas sérias e consolidadas, a gestão visa proporcionar o bem-estar, fortalecer o empreendedorismo e a economia local”, afirmou Marcelo.
Por fim, ele falou que esse trabalho de motivação e estímulo a índices de alto rendimento esportivo também promovem a valorização humana e dissemina a cidadania através do esporte.
Vale ressaltar que o evento está seguindo todas as restrições para o combate da Covid-19. É obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

