
Nesta terça-feira (26), ocorreu a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorre anualmente e reúne prefeitos de todo o país, entretanto, desde 2020 não acontecia devido à pandemia. O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que como já era esperado, usou o microfone para cutucar o STF ao critica medidas das quais ele considera um “atentado à liberdade de expressão” referindo-se claramente ao caso Daniel Silveira.
Em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o evento contou com a participação de 4 mil prefeitos. Ao fim da sua fala, os prefeitos presentes ainda ficaram gritando a palavra ‘mito’. O mandatário da Serra, Sérgio Vidigal do PDT, foi um dos prefeitos que não compareceu a reunião. De acordo com fontes próximas ao prefeito, Vidigal esteve na sede da Prefeitura durante a maioria do dia de ontem (26) e de hoje (27). Além disso particpou de eventos públicos como a assinatura da Ordem de Serviço para a revitalização da praça do setor Ásia, em Cidade Continental, por exemplo.
Em ano de eleição, a ausência do prefeito da Serra pode ser lida como uma tentativa de não ser associado à Bolsonaro e nem absorver a rejeição de parte da população da Serra contra o presidente. Além da ausência de Vidigal, nenhum representante direto da Serra esteve entre os participantes.
Sem citar nomes, o líder da bancada capixaba, deputado federal Da Vitória confirmou que alguns prefeitos de cidades do ES estiveram em Brasília. “O evento conta com a presença de prefeitos, secretários e vereadores capixabas que também estão ao longo da semana sendo recebidos em meu gabinete”, disse o parlamentar.
Leia também
O tema desta edição da marcha é “Município: o caminho para um Brasil melhor”. Até quinta-feira (28/04) serão debatidos temas como saúde pós-crise sanitária da Covid-19, mobilidade, assistência social e política agrícola nacional, reforma tributária, reforma previdenciária municipal, lei de improbidade e licitações e o Marco Regulatório do Saneamento.

