Anvisa proíbe vinagre de maçã Castelo e picolé Naturalle Ice por risco à saúde

Compartilhe:
Foto: Reprodução internet/divulgação

O vinagre de maçã da marca Castelo teve a sua comercialização, distribuição e consumo suspensos no Brasil. A determinação é Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e resulta do laudo de análise fiscal definitivo – emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal – que reprovou o produto no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.

De acordo com a avaliação, o vinagre apresentou uma quantidade da substância que não está informada em seu rótulo.

“A presença de dióxido de enxofre em alimentos, principalmente se não estiver identificada, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico”, explicou a Anvisa. 

Em comunicado, nas redes sociais, a marca Castelo Alimentos informou que está recolhendo os produtos do lote 12M2. O consumidor que tiver o produto em casa deve entrar em contato pelo e-mail sacc@casteloalimentos.com.br

Picolé com creatina

Outro item retirado do mercado pela ação de fiscalização da Anvisa é o Picolé de Açaí, Guaraná e Canela Naturalle Ice, da empresa J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda. 

Da mesma forma, foram suspensas a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo do produto. 

A creatina também não teve a sua segurança avaliada para utilização em alimentos, sendo autorizada apenas em forma de suplementos voltados ao público adulto.  

Com informações da Agência Brasil.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também