
Menos de 30 dias após o prefeito Sergio Vidigal (PDT) anunciar em suas redes sociais que a castração de cães e gatos irá retornar com força total em 60 dias na Serra, a Secretaria de Meio Ambiente anunciou que o projeto está neste momento em coleta de preços para abrir licitação e contratar uma clínica para oferecer o serviço à população. Não foram passados maiores detalhes.
O prefeito Sergio Vidigal anunciou no último dia 20 de julho por meio de suas redes sociais que a Serra terá um Departamento de Bem Estar Animal e que o município estaria credenciamento clínicas veterinárias para dar continuidade ao programa de castração em massa na cidade.
“Vamos criar nosso departamento de bem estar animal inclusive fazer o atendimento desde a esterilização até outras ações importantes que possam garantir o bem estar desse animal. Estamos reafirmando nosso compromisso já está em fase de termo de referência, de licitação, e a expectativa nossa é que no mais tardar em até 60 dias estaremos fazendo credenciamento da clínicas para podermos atender essa população animal que está instalada no município da Serra”, disse o prefeito via rede social na ocasião.
O prefeito disse também que foi decidido que a Secretaria de Meio Ambiente vai credenciar as clínicas para atender os animais, principalmente na parte de castração. Processo já iniciado segundo a pasta.
Leia também
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos. Destes, cerca de 16 mil vivem nas ruas da cidade. Este cálculo é feito de acordo com métricas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, com base nos dados do IBGE que estimou, em 2019, uma população de 517.510 habitantes para a Serra, calcula-se que naquele ano, havia 73.930 animais.
Vale lembrar, que a gestão passada, do ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede) fez algumas castrações no final de 2020, não se sabe o número certo, pois segundo a atual administração não há dados referentes à gestão passada sobre este serviço.
No entanto, segundo apuração do Tempo Novo, as castrações começaram em 21 de outubro de 2020 e em um mês de trabalho, haviam sido castrados 216 animais (até o dia 23 de novembro). As cirurgias foram realizadas até dezembro daquele ano e a expectativa era de que fossem castrados 1.000 animais por mês, mas não se sabe ao certo quantos foram castrados, por falta de dados no sistema do município.

