Analista de sistema desvia córrego e é preso na Serra

0

Um homem foi detido e levado

O homem desviou o curso d'água de um dos córregos que alimenta a Lagoa Juara, em Jacaraípe. Foto: Divulgação/ BPMA
O homem desviou o curso d’água de um dos córregos que alimenta a Lagoa Juara, em Jacaraípe. Foto: Divulgação/ BPMA

à delegacia pela Polícia Militar Ambiental, na Serra, na manhã desta quinta-feira (08). O motivo foi o desvio de um córrego que forma a Lagoa Juara, em Jacaraípe, para captar água de forma irregular. O acusado, um analista de sistemas de 34 anos, foi detido e levado responderá por crime ambiental.

Os policiais chegaram ao local, em Estrada Itaiobaia, zona rural da Serra, após denúncia anônima. Eles encontraram uma escavação de 145 metros de extensão que canalizava água do Córrego Doutor Robson, um dos formadores da Lagoa Juara, para captação por meio de bombas. Também havia uma construção em alvenaria para abrigar o equipamento, que no momento da fiscalização não estava em uso.

Todas as atividades estavam em área de Preservação Permanente, a menos de 10 metros do córrego, segundo o Código Florestal. A bomba de água foi apreendida e a captação paralisada.

O responsável também não possuía autorização para uso da água e licenciamento para construir na área protegida, o que implica em crime ambiental, sendo conduzido a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Serra.

No local havia inclusive um abrigo de alvenaria servindo como casa de bombas. Foto: Divulgação/BPMA
No local havia inclusive um abrigo de alvenaria servindo como casa de bombas. Foto: Divulgação/BPMA
Comentários