
Árvore de Natal montada, presentes comprados e família e amigos reunidos. A época natalina, além de trazer toda a gastronomia característica, é um período em que as pessoas se reúnem para comemorar a data, rever amigos, familiares e trocar presentes. E muitos moradores da Serra também mantêm essa tradição, que tem profundo significado religioso, pois alude ao nascimento de Jesus Cristo, ícone do cristianismo.
A família de Jean Carlos Gomes, de Morada de Laranjeiras, se reúne há 24 anos para comemorar o aniversário de Jesus, centro do cristianismo. “Desde 1995 resolvemos acender na família a chama do Natal. Todos aceitaram e compraram essa ideia e cada ano fazemos na casa de um membro diferente. Comemoramos o aniversário de Jesus e, também, aproveitamos a data, que deixa todos de coração tranquilo, querendo interagir com a família, além de nos divertirmos”, conta.
Quem também mantém a tradição de se reunir com a família é Adriana Rocha, de Nova Carapina I. Segundo ela, todos que participam ganham presentes. “Gosto muito dessa data e, por isso, sempre me reúno com a minha família. Além da ceia natalina, fazemos brincadeiras como ‘Amigo X’ e minha árvore que monto todo ano sempre fica cheia de presentes para quem participa”, contou a moradora.
De Parque Residencial Laranjeiras, Patrícia Ramos também está se preparando para a ceia de Natal. “Nos juntamos, criamos um grupo no WhatsApp para organizar as coisas e vamos nos reunir durante a ceia no dia 24. Natal é uma data muito especial, inclusive pelo nascimento de Cristo e, também, pela união familiar. Amo esse clima”, frisa.
Já a família Lopes, de Jacaraípe, reúne-se sempre para fazer almoço de Natal. “Não temos o costume de fazer a ceia do dia 24, mas no dia 25 nos reunimos e fazemos um almoço entre eu, meu irmão, minha mãe e meu avô. Sempre nos vemos em datas especiais, e no Natal não seria diferente. A atmosfera pede”, destaca Bárbara Lopes.

