Amantes de aves escolhem Mestre Álvaro para encontro de observadores

Compartilhe:
observadores de passaros
Turma que participou do encontro do último domingo (9). Foto: Mário Candeias

A Serra foi palco de um encontro diferente no último domingo (9). O Clube de Observadores de Aves do Espirito Santo (COA-ES) organizou um encontro no Sítio Ouro Velho,  em Pitanga, que contou, inclusive, com a participação de integrantes da Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves) que engloba Domingos Martins e entorno.

Dentre os pássaros avistados pela turma, estavam o bacurauzinho-da-caatinga, o mergulhão-pequeno e a garça-real.

Um dos ambientalistas que participou do evento foi Hilton Monteiro Cristovã. Ele conta que o Mestre Álvaro foi escolhido para esse encontro por ser um dos melhores lugares na Grande Vitória para fotografia da fauna e da flora silvestres com uma biodiversidade riquíssima.

Bacurauzinho-da-caatinga. Foto: Mário Candeias

José Silvério Lemos é um dos mais experientes observadores de aves do Espírito Santo e conta que o local foi muito bem escolhido. “O encontro nos proporcionou conhecer uma espécie de bacurau. Trata-se do Bacurauzinho-da-caatinga. As avezinhas graciosas deram um show para os participantes! O nome Bacurauzinho-da-caatinga está ligado à região de ocorrência dessa ave tão interessante. No início, pensava-se que ele ocorria apenas na caatinga do nordeste, habitando locais secos e pedregosos. O curioso é que quando ele caça voando, mantém sempre a boca aberta, fazendo uma verdadeira coleta de insetos sem muito esforço. Somente em 1995, as aves do Espírito Santo foram reconhecidas como subespécie do Bacurauzinho-da-caatinga, estendendo sua distribuição para bem mais ao sul da caatinga do Nordeste. A localidade de Afonso Cláudio, nos Três Pontões, é o local mais ao sul de sua distribuição.”

José Silvério gravando o som do bacurauzinho. foto: Mário Candeias

Já o presidente do COA-ES, Régis Vicentini Silotti, disse que a a observação de aves é uma atividade muito especial, além de ser um hobby prazeroso e ser praticado por qualquer pessoa e idade. “Ajuda a sensibilizar a sociedade na preservação das aves e do meio ambiente em que estão inseridas. O COA-ES atua na conscientização das pessoas em não manter aves silvestres engaioladas, incentivando-as a praticar a observação de aves livres na natureza.”

Da Amoaves, Roberto de Oliveira Silva, presidente da associação, conta que o encontro foi uma confraternização para lá de especial num lugar tranquilo e bucólico. “Em Pitanga, contemplando as belezas do Mestre Álvaro. Confraternização e Passarinhada – dois ingredientes singelos e prazerosos, principalmente no entorno do imponente Mestre Álvaro. Assim foi nosso encontro em Pitanga.”

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também