Alunos de escola da Serra participam de maior competição de robótica do Brasil

Compartilhe:
Serra
Créditos: divulgação.

Na quarta (15), foi dada a largada para o início da maior competição de robótica do Brasil: o 5º Festival Sesi de Robótica que ocorre, neste ano, na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília. O evento acontece até o sábado (18) e conta com a presença de estudantes e professores do Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi ES), incluindo alunos da Serra, que após meses dedicados à programação, construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais vão competir com as suas criações, unindo lego, circuitos, velocidade e muita animação.

+ Dia Mundial da Saúde Bucal: falta de higiene oral é fator de risco para problemas de coração e até câncer

“O Torneio é um programa muito conectado com o universo das nossas empresas industriais. E aqui no Espírito Santo, nós fazemos isso desde o ensino fundamental. É importante dizer que a competição não tem um programa que simplesmente leva os alunos a desenvolverem robôs”, disse o superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa.

“Ele estimula o raciocínio lógico, a busca pela solução de problemas, o trabalho em equipe, a criatividade e a comunicação, para que cada vez mais eles consigam resolver problemas reais da nossa sociedade. A expectativa é fazer que nossos estudantes estejam próximos das indústrias e conectados ao mundo do trabalho”, ressaltou Cláudio.

Além do torneio de robótica, que mostra o impacto da metodologia de ensino STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) na formação pessoal e acadêmica dos jovens, o evento terá uma programação paralela, que inclui:

– Oficinas makers do Sesi Lab gratuitas para as famílias nos quatro dias de evento, com montagem de carrinho movido à vela e a motor, lançador de foguete e robô;

– Seminário Internacional Sesi Senai de Educação, com a participação de especialistas e representantes do Ministério da Educação para discutir políticas e inovações na educação brasileira, na quinta-feira (16) a partir das 14h e na sexta (17) das 9h às 16h30;

– Exposição sobre o papel da educação na reindustrialização do país, com projetos desenvolvidos pelo Sesi, pelo Senai e por seus estudantes.

Participando pela primeira vez do Torneio, o estudante Antônio Lopes Vargas, de 11 anos, está deslumbrado com a estrutura da edição.

“Minha expectativa é ótima. Só o primeiro dia já está sendo incrível. Até minha família virá pra me assistir. Estou torcendo pra conseguirmos conquistar o nacional e garantir uma vaga no mundial”, disse o participante da equipe Legotrix, do Sesi Jardim da Penha.

Entenda como funciona o Torneio

Dividido em sete equipes, o Sesi ES vai disputar em três modalidades do torneio. São elas:

FIRST LEGO League Challenge (FLL): As equipes constroem e programam robôs de Lego para realizar uma série de missões na mesa de robótica e somar o máximo de pontos em dois minutos e meio em três rounds. As equipes ainda desenvolvem soluções para um problema real, que nesta edição envolve a matriz energética.

As equipes do Sesi ES são Legotrix (Sesi Jardim da Penha), Avalon (Sesi Linhares) e Level Up (Sesi Laranjeiras).

FIRST Robotics Competition (FRC): A categoria mais complexa envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55 kg e com até 1,5 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. Esse é o primeiro ano em que o Brasil realiza uma etapa classificatória para o mundial, em Houston, nos Estados Unidos. A competição é bastante consolidada lá fora, no qual os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.

O Sesi ES está representado com a equipe Cyber One – Sesi Civit.

F1 in Schools: Esta categoria é um projeto educacional da Fórmula 1 e incentiva os estudantes a montarem escuderias de corrida. As equipes são responsáveis por desenvolverem um carro em miniatura, impulsionado por CO² e que pode chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros. Além de física, engenharia e empreendedorismo, os estudantes adquirem competências de marketing e gestão de projetos.

Os Pocadores (Sesi Jardim da Penha), CPX Racing (Sesi Araçás) e Hyoku (Sesi Linhares) vão correr pelo Espírito Santo.

Sesi e o legado com a robótica  

De maneira pioneira no Brasil, o Sesi ES começou a implementar o programa de robótica internamente nas suas escolas em 2006 e, em 2012, passou a realizar as competições da organização internacional FIRST no Brasil para competidores da própria rede e de outras instituições de ensino. Já são 11 anos operando a modalidade FIRST LEGO League; e, em 2018, o Sesi começou na categoria FIRST Tech Challenge (FTC). Este ano, é a estreia da FIRST Robotics Competition.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também