Alunos autistas ajudam a construir fliperama e carro a controle remoto em escola da Serra

Compartilhe:
alunos
alunos
O projeto foi realizado com alunos da educação especial juntamente com outros estudantes na Escola Hilda Miranda Nascimento, em Porto Canoa. Crédito: Divulgação

Afim de promover a inclusão social e o desenvolvimento do trabalho em grupo em estudantes da educação especial de uma escola estadual da Serra, professores realizaram ao longo de 2022, o projeto ‘Robótica para convivência social’ onde os alunos da instituição de ensino conseguiram criar e desenvolver um carro movido a controle remoto, uma máquina de fliperama, além de software emulador para vídeo.

As atividades foram realizadas na EEEFM Professora Hilda Miranda Nascimento, em Porto Canoa e contou com a coordenação dos professores Rita de Cássia Nunes Austregésilo, Roseli Reis de Freitas ambas da Educação Especial e com o professor de Sistema Operacional Gilmar Pereira Lima.

+ Extrabom abre vagas de emprego para pessoas com deficiência na Serra

O objetivo das atividades realizadas com alunos portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA) foi auxiliar os estudantes a serem melhores compreendidos e inseridos em seu cotidiano. O projeto teve início no 1º trimestre com objetivo de desenvolver uma programação de robótica onde o aluno Alexandre Anunciação da Silva junto com professor Gilmar Pereira Lima montou um carro movido a controle remoto.

No 2º trimestre foi criado um software emulador para vídeo game e no 3º trimestre foi montado uma máquina de fliperama para jogos árcades com a participação dos alunos, Alexandre Anunciação da Silva do 2ºm4 com cid F 70 e F 84 e Heinrich Sant’anna Diogo com cid F90, Isaque Hayth Sales Oliveira do e Igor Turibio ambos do 1º man 2 (técnico em manutenção de computadores).

O projeto de montagem e programação da máquina de fliperama para jogos árcades teve início no 3º trimestre e término ao final do mesmo.

De acordo com a professor Rita de Cássia Nunes Austregésilo, o aluno que apresentava muita dificuldade em se relacionar e envolver com a dinâmica das atividades na sala de aula, dificuldade de socialização e trabalho em grupo, após o desenvolvimento do projeto apresentou excelente desempenho em relação a sua autonomia, o trabalho em equipe e bem como a socialização junto aos colegas de sala. “Durante todo o processo de desenvolvimento do projeto foi alcançado uma ótima parceria entre os participantes do projeto e da família e escola”.

Alexandre Anunciação da Silva relatou ao Tempo Novo, que no princípio teve muita dificuldade em trabalhar em equipe, pois não estava acostumado com trabalho em grupo. “No decorrer dos trabalhos realizados em equipe passou a se sentir parte do grupo e relata a satisfação de hoje ao termino do projeto se sentir parte de uma equipe maravilhosa, fora o grande conhecimento do qual se apropriou”.

Já Alexandre Anunciação da Silva afirmou que entre vários projetos como de música e robótica, esse foi o que mais se encaixou e se apropriou de conhecimentos práticos. “Fiquei muito satisfeito com o resultado”.

Isaque Hayth Sales Oliveira disse que aprendeu muito com o trabalho desenvolvido no laboratório de informática. “Adquiri grande conhecimento”.

Heinrich Sant’anna Diogo que também participou da atividade contou que foi uma das melhores coisas que aconteceu desde que iniciou na Escola Hilda Miranda. “O projeto apresentado pelo professor Gilmar, me ajudou a adquirir conhecimentos e contribuiu com meu aprendizado na disciplina de Sistema operacionais. Além disso, contribuiu para melhorar minha percepção social”.

De acordo com o professor Gilmar Pereira Lima, um dos maiores desafios encontradas pelos alunos foi lidar com as diferenças.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também