
Quem já consultou as previsões de temperatura para os próximos dias levou um susto: a estimativa é de que, em algumas cidades, os termômetros ultrapassem 40º C. No Espírito Santo, a onda de calor deve ser mais amena. No entanto, a Serra vai registrar temperaturas de até 38°C.
O pico do calor, que vai afetar praticamente todo o país, deve ocorrer entre o fim de semana e o começo da próxima. De acordo com o Climatempo, a partir desta quinta-feira (21), as temperaturas começam a subir na Serra.
Nesta sexta-feira (22), a temperatura máxima pode chegar aos 33°C e há previsão de pouca chuva. No sábado (23), sobe ainda mais e alcança os 35°C. No domingo (24), fica ainda mais quente, com máxima de 37°C.
Já a segunda-feira (25) deve ser o dia mais quente do mês, com os termômetros alcançando os 38°C. Os dias de sábado, domingo e segunda devem ser sem chuva na cidade. As temperaturas mínimas irão variar de 18°C a 21°C.
Qual o motivo da onda de calor que vai afetar a Serra?
As temperaturas elevadas são causadas por uma “bolha de calor”, segundo a MetSul. Ela é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias ou semanas, prendendo ar muito quente por baixo, como se fosse uma tampa de panela.

