Alerta! Greve vai deixar Serra sem coleta de lixo e limpeza de ruas por tempo indeterminado

Compartilhe:
Greve Coleta de lixo Serra
Crédito: Divulgação
Greve Coleta de lixo Serra
A greve afeta a coleta de lixo e a limpeza de ruas na Serra e em outras cidades da Grande Vitória. Crédito: Divulgação

Os funcionários que trabalham na limpeza pública da Grande Vitória decretaram greve nesta segunda-feira (22). A suspensão da coleta de lixo, além da limpeza das ruas, já havia sido iniciada na Serra desde a manhã de hoje.

O movimento está sendo liderado pelo SINDILIMPE-ES. Uma assembleia extraordinária foi realizada na manhã desta segunda-feira. Durante a reunião, foi apresentada a proposta encaminhada pelo sindicato patronal para a campanha salarial de 2024, que foi recusada.

A interrupção afeta os serviços em Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari, onde a varrição, coleta de lixo e manutenção de jardins são feitos por funcionários contratados por terceiros.

O Sindilimpe, que representa os trabalhadores, informa que a greve foi convocada devido à falta de um acordo com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selures), que ofereceu um aumento salarial de 3,71%.

Os trabalhadores, no entanto, exigem um aumento de 15% no salário e um vale-alimentação de R$ 1 mil, sem reduções por atestados médicos, férias ou variações de escala. Eles também pedem que as empresas se encarreguem da limpeza dos uniformes.

O Sindilimpe informa que durante a greve, será mantido um efetivo mínimo de 30% dos trabalhadores ativos. A paralisação continuará até que suas demandas sejam atendidas. Uma nova reunião com o Selures está prevista para acontecer na próxima terça-feira (23).

De acordo com a Corpus Saneamento e Obras – empresa que presta os serviços de limpeza da cidade – o sindicato impediu a saída dos veículos e bloqueou todos os serviços, que até o momento estão paralisados.

A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) havia informado na manhã desta segunda-feira, ao Jornal Tempo Novo, que, em virtude de uma Assembleia Geral do Sindilimpe, realizada nesta manhã, os serviços de varrição e coleta de resíduos estão sendo afetados em todo o Espírito Santo.

O que diz o sindicato das empresas?

“O Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) vem publicamente informar que, devido à Assembleia de Negociação Salarial do Sindicato dos Trabalhadores (Sindilimpe), realizada na manhã desta segunda-feira (22), os serviços de limpeza foram prejudicados nos municípios da Grande Vitória.

O Selures reafirma sua posição ao público e esclarece que continuará buscando um acordo para o impasse instalado. A associação patronal gostaria de informar que solicitou mediação, marcada para acontecer nesta terça-feira (23), ao Ministério do Trabalho (MT-ES).

O Selures convoca os trabalhadores para que continuem exercendo as suas funções, essenciais para manutenção da ordem pública, garantindo à saúde da população, especialmente neste período que são comuns as fortes chuvas de verão”.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também