Aleas empossa nova diretoria e celebra mais três décadas de contribuição para a cultura da Serra

Compartilhe:
Aleas
A posse da nova diretoria da Aleas, que comandará a instituição no triênio 2025-2028, acontece nesta quinta (28), no Museu da Serra, na Serra sede, às 19 horas. Crédito: Divulgação

Com mais de 30 anos de atuação, a Academia de Letras e Artes da Serra (ALEAS) segue como um dos pilares mais importantes da cultura do município. Reconhecida pelo trabalho de preservação da memória, da arte e da história serrana, a instituição reúne artistas, escritores, documentaristas, pesquisadores e personalidades que, ao longo dos anos, têm contribuído para fortalecer a identidade cultural da cidade.

Atualmente, a Aleas conta com 40 cadeiras acadêmicas titulares, além de acadêmicos correspondentes que também são 40. Acadêmicos titulares são moradores do município e os correspondentes são de outros municípios ou estados.

A posse da nova diretoria, que comandará a instituição no triênio 2025-2028, acontece nesta quinta (28), no Museu da Serra, na Serra sede, às 19 horas. 

Nova diretoria da Aleas (2025-2028)

• Presidente: Maria Suzi Costa Nunes

• Vice-presidente: Ecy Scardini

• Secretária: Márcia Montarroyos

• Tesoureiro: Carlos Nodier

• Orador: Clério José Borges de Sant’Anna

Conselho Fiscal:

• Titulares: Rogério Morais Martins, Sonísio Pimentel e Maria de Fátima Leandro de Jesus

• Suplente: Edson Carlos Souza dos Reis

Conselho Cultural:

• Titulares: Marcos Arrebola, Sandra Gomes e Pedro Paulo Souza Nunes

• Suplente: Adir Ribeiro

Sobre a nova presidente

A nova presidente, Maria Suzi Costa Nunes, é produtora cultural, documentarista, roteirista e especialista em marketing e gestão cultural. Sua carreira transita pelos principais circuitos artísticos do Espírito Santo, com destaque para a produção, o roteiro e a direção de programas exibidos em emissoras como TV Tribuna (SBT), TV Vitória (Record), TV Capixaba (Band), TVE, e RedeTV! ES.

Maria Suzi também é responsável pela criação e execução de espetáculos teatrais infantis e documentários que resgatam a história e a memória do estado, como “No Ritmo do Congo”, “Reminiscências Serranas”, “Serra Monumentos Arquitetônicos e História”, entre outros. Além disso, foi produtora da Feira Literária Capixaba entre 2015 e 2019 e coordenou os Encontros Capixabas de Literatura.

Eci Scardini: vice-presidente e um nome histórico do jornalismo local

O novo vice-presidente, Eci Scardini, é sócio-proprietário do jornal Tempo Novo, veículo que circula desde 1984 e se consolidou como uma das principais fontes de informação da Serra, se tornando hoje, o terceiro portal de notícias mais acessado do ES. Popularmente conhecido como “Gerereu”, Eci começou sua trajetória empreendedora na década de 1980, quando abriu a Discoteca Gerereu, a primeira loja de discos de Laranjeiras, localizada na Avenida Central.

Com coragem e determinação, ajudou a transformar o jornal em uma referência na comunicação regional, contribuindo diretamente para o registro e a preservação da história da cidade.

Aleas: um marco para a memória cultural da Serra

Desde a sua fundação, a ALEAS tem desempenhado um papel central na valorização da cultura local, reunindo artistas, escritores, jornalistas e pesquisadores que dedicam suas carreiras à produção e preservação de conhecimento. Com o novo ciclo que se inicia, a instituição busca ampliar ainda mais seu alcance, fortalecendo iniciativas que conectam a memória histórica ao futuro da cidade.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também