Álcool é um dos maiores fatores de risco para câncer de mama, afirma OMS

Compartilhe:
álcool câncer
Ingerir bebida alcoólica, mesmo que moderadamente, é um dos principais fatores de risco para o câncer de mama. Crédito: Freepik

Ingerir bebida alcoólica, mesmo que moderadamente, é um dos principais fatores de risco para o câncer de mama. O alerta foi feito pela Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) durante uma conferência realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na Suíça.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

No evento foi revelado que, entre as mulheres europeias, o tumor maligno da mama já é o principal causado pelas bebidas alcoólicas representando 66% de todos os casos de câncer atribuíveis a elas.

Segundo a Iarc, instituição que faz parte da OMS, não há níveis seguros para o consumo de álcool quando se trata de maior risco ao câncer.

A médica oncologista Virgínia Altoé Sessa esclarece que esse novo estudo precisa servir de alerta para que o consumo de álcool deixe de ser normalizado. “Os casos de câncer de mama vêm aumentando entre mulheres mais jovens, e é na juventude que costuma ocorrer o maior consumo de bebidas alcoólicas. Evitar esse hábito com certeza vai contribuir para prevenir a doença. E vale lembrar que o álcool é fator de risco para outros tipos de câncer como colorretal, bexiga, pâncreas, próstata e estômago”, explicou.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também