A Aegea Espírito Santo lançou, nesta semana, na Serra, o Programa de Educação Ambiental em Saneamento (PEAS). Desenvolvido pela concessionária Ambiental Serra, o projeto prevê beneficiar diretamente cerca de seis mil pessoas, com impacto indireto em mais de 30 mil moradores de diferentes bairros do município.
A iniciativa integra a parceria público-privada da Aegea ES com a Cesan e busca promover ações educativas e de mobilização social voltadas à saúde, qualidade de vida e preservação ambiental.
Segundo a diretora-presidente da Aegea ES, Lucilaine Medeiros, o PEAS vai além da infraestrutura. “O saneamento significa mais saúde, qualidade de vida e educação. Esse projeto conecta a população da Serra a um olhar mais consciente sobre o meio ambiente, estimulando mudanças de comportamento que beneficiam toda a cidade”, destacou.
Atividades
O programa será contínuo e contará com diferentes frentes de atuação em comunidades, escolas e centros comunitários. Estão previstas:
Leia também
- Circuitos do Conhecimento, com palestras e dinâmicas educativas;
- Treinamentos e visitas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), pelo programa Portas Abertas;
- Blitz comunitárias, com foco em orientação e conscientização;
- Visitas de diagnóstico em bares e restaurantes;
- Capacitação de trabalhadores do setor de alimentação;
- Ações porta a porta, com acompanhamento direto à população.
As atividades devem contemplar moradores dos bairros Central Carapina, Jacaraípe, Planalto Serrano, Bairro das Laranjeiras, Novo Horizonte, Cidade Continental, Carapebus, José de Anchieta, Nova Carapina e Jardim Limoeiro.
Para o diretor-executivo da Aegea ES, Marcello Dall’Ovo, o programa reforça a importância da participação popular no processo de transformação social. “Investimos em tecnologia, obras e expansão, mas também entendemos que o engajamento social é determinante para resultados sustentáveis. O PEAS mostra como a informação e a participação ativa da comunidade podem transformar realidades”, afirmou.

