Notícias

Você sabia que Adolescentes também podem sofrer com varizes

O cirurgião vascular Andre Campana alerta que quando a mãe tem muitas varizes, por exemplo, a filha adolescente, principalmente após a primeira menstruação, pode começar a identificar o aparecimento delas também. Foto: Divulgação

As varizes, aquelas veias defeituosas que acabam causando inchaço, dor e incômodo estético, costumam surgir entre os 20 e os 50 anos de idade, mas podem afetar também adolescentes.

Isso acontece principalmente devido à herança genética, ou seja, o histórico na família.

“Quando a mãe tem muitas varizes, por exemplo, a filha adolescente, principalmente após a primeira menstruação, pode começar a identificar o aparecimento delas também. O uso precoce de anticoncepcionais ajuda a agravar o problema”, explicou o cirurgião vascular Andre Campana.

Buscar tratamento é, nessa fase da vida, uma questão que está mais relacionada à estética. “Geralmente, varizes em adolescentes não são graves ao ponto de demandar tratamento para aliviar dor, por exemplo. O que determina a necessidade de tratar é o impacto dessas varizes na autoestima da adolescente. Se estiver havendo prejuízo para o convívio em sociedade, é sinal de que é preciso tratar”, comentou o cirurgião.

A boa notícia é que, atualmente, o tratamento de varizes está muito mais simples, com procedimentos menos invasivos.

“É importante destacar que não existe cosmético nem aparelho nenhum para usar em casa que trata varizes. O tratamento deve ser feito por médico especialista nisso. Hoje, existem técnicas que não demandam corte nem repouso. Um exemplo é o endolaser, que consiste em queimar a veia defeituosa com o uso de uma fibra óptica, sem dor e com o mínimo de trauma cirúrgico”, garantiu Andre Campana.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

13 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás