Você sabia que Adolescentes também podem sofrer com varizes

Compartilhe:
O cirurgião vascular Andre Campana alerta que quando a mãe tem muitas varizes, por exemplo, a filha adolescente, principalmente após a primeira menstruação, pode começar a identificar o aparecimento delas também. Foto: Divulgação

As varizes, aquelas veias defeituosas que acabam causando inchaço, dor e incômodo estético, costumam surgir entre os 20 e os 50 anos de idade, mas podem afetar também adolescentes.

Isso acontece principalmente devido à herança genética, ou seja, o histórico na família.

“Quando a mãe tem muitas varizes, por exemplo, a filha adolescente, principalmente após a primeira menstruação, pode começar a identificar o aparecimento delas também. O uso precoce de anticoncepcionais ajuda a agravar o problema”, explicou o cirurgião vascular Andre Campana.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Buscar tratamento é, nessa fase da vida, uma questão que está mais relacionada à estética. “Geralmente, varizes em adolescentes não são graves ao ponto de demandar tratamento para aliviar dor, por exemplo. O que determina a necessidade de tratar é o impacto dessas varizes na autoestima da adolescente. Se estiver havendo prejuízo para o convívio em sociedade, é sinal de que é preciso tratar”, comentou o cirurgião.

A boa notícia é que, atualmente, o tratamento de varizes está muito mais simples, com procedimentos menos invasivos.

“É importante destacar que não existe cosmético nem aparelho nenhum para usar em casa que trata varizes. O tratamento deve ser feito por médico especialista nisso. Hoje, existem técnicas que não demandam corte nem repouso. Um exemplo é o endolaser, que consiste em queimar a veia defeituosa com o uso de uma fibra óptica, sem dor e com o mínimo de trauma cirúrgico”, garantiu Andre Campana.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também