Acordo coletivo determina fechamento de supermercados aos domingos no Espírito Santo

Compartilhe:

A partir de março de 2026, supermercados e atacarejos com empregados registrados não poderão mais abrir aos domingos no Espírito Santo. A decisão foi anunciada após convenção coletiva entre o sindicato dos trabalhadores do comércio e o sindicato patronal, em atendimento às reivindicações de trabalhadores. A iniciativa faz do ES o primeiro Estado com acordo firmado sobre o tema.

Essa mudança passa a compor a Convenção Coletiva de Trabalho 2025–2027 e terá uma fase de testes, a partir de março até 31 de outubro de 2026. Durante este período estes estabelecimentos passam a fechar as portas aos domingos.

Ficam isentos do acordo padarias e açougues, que podem funcionar normalmente; pequenos comércios familiares sem empregados registrados. Além disso, shoppings continuam abertos, mas supermercados dentro de shoppings também deverão fechar aos domingos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Com essa regra, famílias e consumidores precisarão se adaptar para fazer suas compras durante a semana ou aos sábados, reduzindo a rotina de compras de última hora aos domingos.

Projeto-piloto

Renan Sobreira é advogado trabalhista

Importante destacar que a medida é fruto de um acordo coletivo e passa a vigorar como projeto-piloto. A partir dos resultados deste período de testes, a negociação pode ser mantida ou questionada por uma das partes. É o que afirma o advogado trabalhista Renan Sobeira.

“Supermercadistas podem judicializar a questão, especialmente se entenderem que há impacto econômico ou violação à livre iniciativa. Caso isso ocorra, o tema pode ser reavaliado pelo Judiciário”, afirmou.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também