
Uma ação resgatou na tarde do último domingo (15) 24 gatos e 8 cães em situação de Maus-tratos na Serra, no bairro Chácara Parreiral.
A denúncia foi feita por vizinhos que se queixam da situação desde março deste ano. Na tarde de ontem (15) a fiscalização ambiental da Prefeitura da Serra, a Polícia Militar Ambiental e a vereadora Raphaela Moraes (Rede) estiveram no local para averiguar a situação.
Um vídeo feito por vizinhos, mostra o momento em que um cachorro mata e tenta se alimentar do outro por falta de comida. Um outro vídeo mostra o momento em que a polícia chega ao local e a dona da casa esconde o corpo do cachorro morto num saco de ração vazio. “Os policiais acharam o corpo do animal porque outro cão denunciou cheirando o saco”, disse a vereadora.
Os animais foram encaminhados para uma clínica veterinária particular, sob responsabilidade da vereadora, e agora precisam de adoção ou lar temporário até sejam adotados. “O local estava imundo. A prefeitura não tem onde abrigá-los, por isso todos eles foram pra clínica, mas precisam de um local para ficarem abrigados. Os gatos ficavam num gatil improvisado sem condições adequadas para receber os felinos. Precisamos da ajuda da população para dar destino a estes animais que agora precisam de um lar que possa cuidar deles com amor, carinho e responsabilidade”.
Leia também
A dona da casa, que não teve o nome divulgado foi levada para a delegacia para prestar esclarecimentos.
O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria de Meio Ambiente da Serra informou que a Equipe de Fiscalização Ambiental recebeu a denúncia, foi até o local e constatou crime ambiental. Sendo assim, acionou a Polícia Militar Ambiental que ficou responsável pelos procedimentos. A equipe está acompanhando todo o trabalho junto com a polícia e posteriormente vai fazer os atos administrativos, como aplicação de multa à responsável pelos animais, que agora estão sob a custódia da Polícia Militar Ambiental.
A reportagem também procurou a Polícia Militar que disse que na tarde desse domingo (15), policiais militares ambientais estiveram no bairro Chácara Parreiral, na Serra, para averiguar uma denúncia de maus tratos a animais em uma residência. “Quando a equipe chegou ao local, já havia uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente Municipal e a solicitante. Os policiais mantiveram contato com a proprietária do imóvel e donos dos animais que autorizou a entrada dos militares e dos agentes de fiscalização em sua casa. No quintal, dentro de um saco plástico, foi encontrado um cachorro morto. Na garagem havia oito cães e nos fundos da residência 24 gatos. Foi constatado que quase todos os animais estavam com sinais de maus tratos, com várias lesões, ficando comprovada a falta de assistência veterinária, água e que a comida era escassa, não sendo suficiente para todos. A maioria dos animais também estavam sendo mantidos em local inadequado, pequeno, sem a possibilidade de circulação e higiene. A solicitante informou que tinha uma amiga veterinária que poderia dar todo apoio à Polícia Militar. A profissional esteve no local ratificando que os cães e gatos encontravam-se com sinais de maus tratos, lesões, desnutrição, diarréia, entre outras enfermidades. Com o apoio dos agentes do município, todos os animais foram recolhidos, inclusive o cachorro morto. Eles foram encaminhados para uma clínica veterinária particular, onde a responsável se comprometeu a prestar todos os atendimentos médicos necessários, providenciando o laudo de constatação de maus-tratos. A dona dos animais foi encaminhada para a 3ª Delegacia Regional”, disse a PM por meio de nota.
A CPI dos Maus-tratos contra animais da Assembleia Legislativa, que tem a deputada Janete de Sá como presidente e o deputado Vandinho Leite como vice, irá investigar o caso.

