Ação no Hospital da Polícia Militar alerta para cuidados com a voz

Compartilhe:
Foto: Divulgação
A ação será realizada no próximo dia 16. Foto: Divulgação

Como anda a sua voz? Sintomas como rouquidão, pigarro constante, falhas e cansaço ao falar, dificuldade para engolir ou para respirar, timbre fino ou grosso demais podem ser sinais de problemas.

Para conscientizar sobre a importância de estar atento aos cuidados vocais, a Associação de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial do Espírito Santo, com apoio do Instituto Unimed Vitória, realiza no próximo dia 16, terça-feira, uma ação para orientar as pessoas no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória.

O evento traz uma palestra sobre o tema, além de atendimento gratuito voltado para pessoas que apresentem a chamada disfonia persistente (rouquidão há mais de 21 dias). A iniciativa acontece pela manhã, das 8h às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h, e faz parte da 21ª Campanha Nacional da Voz e também do Dia Mundial da Voz.

Segundo a otorrinolaringologista Christiane Saliba Helmer, alguns sintomas relacionados à voz podem indicar um problema de câncer de laringe, que é muito grave. “O Brasil é um dos países com maior incidência da doença que, quando diagnosticada no início, tem grande possibilidade de cura”, alerta a especialista.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também