Ação contra transporte clandestino flagra 32 infrações de trânsito na Serra

Compartilhe:
transporte clandestino Serra
transporte clandestino Serra
A ação contra transporte clandestino ocorreu na Serra Sede na última sexta-feira (22) e além de flagrar infrações, também removeu sete veículos irregulares. Crédito: Divulgação

Uma operação integrada realizada na última sexta-feira (22) para combater o transporte clandestino de passageiros e cargas que atuavam em dois supermercados da Serra Sede registrou 32 infrações de trânsito, removeu sete veículos irregulares e também lavrou três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) relacionados ao exercício irregular de profissão.

O objetivo foi flagrar transportadores que não tinham autorização legal para prestar o serviço, causando concorrência desleal com taxistas e com quem realiza o transporte por aplicativo de maneira regular. A fiscalização registrou condutas vedadas pela legislação de trânsito, como transportadores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o direito de dirigir suspenso, e veículos em más condições, com Licenciamento atrasado.

A fiscalização foi realizada a partir da denúncia ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e contou com a atuação de agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT) e  da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

Importante frisar, que caso o passageiro perceba alguma irregularidade no transporte escolar, de carga ou de passageiros, é importante registrar a denúncia pelo telefone 0800 022 11 17 ou no e-mail ouvidoria@es.gov.br. É  indispensável indicar o local onde ocorre a irregularidade e as características do veículo, como a placa, para agilizar o trabalho dos agentes de fiscalização do Detran|ES.  

+ Sesc planeja expansão e melhorias nas unidades do Espírito Santo até 2026

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância de atuar contra o transporte irregular. “Recebemos a demanda do Ministério Público, fizemos as apurações necessárias e organizamos a fiscalização de trânsito integrada com os demais órgãos

 de segurança envolvidos, com o objetivo de combater esse tipo de atividade que acaba sendo uma concorrência desleal com quem trabalha de forma regular”, contou. 

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou que a integração fortalece a ações de fiscalização para a segurança das vias. “As operações integradas são um dos pilares da segurança viária e mostram que os órgãos estão unidos

 para garantir a segurança, com a finalidade de proteger a vida. Em muitos desses veículos abordados, nós identificamos condutores sem habilitação, veículos em péssimo estado de conservação, o que é um risco também para os usuários desse tipo de serviço”, disse.

“A segurança viária vem em primeiro lugar, com o respeito à legislação e ao espaço público. O transporte irregular de passageiros e de mercadoria traz risco para as pessoas que utilizam esse tipo de serviço. Veículos com licenciamento atrasado, condutores sem habilitação e todos os tipos de infrações são fiscalizados nessa ação, melhorando a segurança das vias e dos usuários. A partir da denúncia, nós fizemos esta operação. Nós temos mais pontos mapeados dentro do município da Serra e essa ação não vai parar por  aqui”, reforçou o diretor do DOT da Serra, Fábio Alves.

Balanço da operação integrada:

  • 32 autos de infrações de trânsito registrados
  • 07 veículos removidos
  • 03 Termos Circunstanciados de Ocorrência lavrados pela contravenção penal prevista no artigo 47 do Decreto-Lei 3.688/41 (Exercício Irregular de Profissão)

Principais infrações de trânsito:

  • Dirigir sem ter CNH;
  • Permitir posse e condução do veículo a pessoa não habilitada;
  • Conduzir o veículo com CNH vencida há mais de trinta dias; 
  • Conduzir o veículo em mau estado de conservação;
  • Transitar efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens quando não licenciado para esse fim.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também