Acadêmicos visitam Palácio Anchieta e destacam tela de Walter Assis, fundador da Aleas

Compartilhe:
walter assis aleas
estiveram presentes a presidente Suzi Nunes, o vice-presidente Eci Scardini e os acadêmicos Magnólia, Pedro Paulo e Marcos Arrebola. Crédito: Divulgação

A Academia de Letras e Artes da Serra (Aleas) realizou uma visita ao Palácio Anchieta, em Vitória, onde registrou a presença de uma tela do artista plástico e imortal Walter Francisco de Assis, um dos membros fundadores da instituição.

Durante o encontro, estiveram presentes a presidente Suzi Nunes, o vice-presidente Eci Scardini e os acadêmicos Magnólia, Pedro Paulo e Marcos Arrebola. A visita reforçou a importância da preservação da memória cultural serrana por meio da arte.

O legado de Walter Assis

Nascido em 18 de novembro de 1931, em Putiri, entre Serra-Sede e Nova Almeida, Walter Assis foi descendente de pessoas escravizadas. Sua avó ajudou a construir a Igreja de São José do Queimado, símbolo da luta e resistência negra na região.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Autodidata, Walter produziu mais de 300 telas, retratando cenas do cotidiano, do folclore e da memória da Serra. Era espírita e dizia que suas obras eram fruto de meditação e de contato espiritual, traduzindo em imagens a história local.

Ao longo da carreira, realizou mais de 100 exposições, apoiou bandas de congo, promoveu cursos de pintura e lutou pela preservação da memória do Queimado, um dos marcos históricos da resistência à escravidão no Brasil.

Entre os temas mais retratados por ele estão a Insurreição do Queimado, a Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, e o movimento do congo. Suas obras já foram expostas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em entrevista ao Tempo Novo, em 2007, Assis resumiu sua motivação. “A gente nasce com o dom, depois aperfeiçoa. Eu amo a Serra e gosto de retratar sua história.”

Walter Assis faleceu em 2017, mas permanece como um dos maiores símbolos da arte e da memória cultural da Serra.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também