Academias e shopping fechados e cirurgias e consultas eletivas estão suspensas

Compartilhe:
No Jayme, situação é mais crítica. Foto: Divulgação
Boa parte dos serviços do Jayme Santos que é referência no tratamento do corona, serão transferidos para outros hospitais. Foto: Divulgação

O governador Renato Casagrande determinou, na noite da última quarta (18), o fechamento de shoppings, academias e afins de todo o Espírito Santo para conter a disseminação do coronavírus no ES. “As pessoas devem fazer suas atividades físicas em casa ou ao ar livre”, comenta o Casagrande.

No Espírito Santo, são 11 casos confirmados e 241 em investigação.

Durante a coletiva, Casagrande também disse que todos os jogos da Secretaria de Educação também estão cancelados, assim como programa de intercâmbio de alunos do Governo do Estado. O pessoal de limpeza e alimentação também serão liberados das escolas, somente os vigilantes trabalharão.

Outra decisão tomada foi a suspensão das consultas eletivas, que também estarão suspensas a partir desta quinta (19). “Todas as que não são urgentes não serão atendidas. As urgentes e necessárias permanecerão. A partir de segunda-feira estarão suspensas também as cirurgias eletivas nos hospitais, para que os mesmos possam se organizar e preparar o plano de contingência para qualquer necessidade de recepcionar serviços dos hospitais que são referência de atendimento do corona. Por exemplo, o Jayme Santos Neves, que vai ser um hospital metropolitano no tratamento do corona, boa parte dos serviços serão transferidos para outros hospitais.”

Com relação a Ceturb-GV, será publicado nesta quinta (19) uma resolução falando sobre as mudanças do transporte intermunicipal. Entre elas, o reforço da limpeza.

Os servidores estaduais terão incentivo para tirar férias, antecipar por exemplo. Estagiários também terão férias neste período de quarentena.

O Instituto de Previdência Jerônimo Monteiro também ampliará de cinco para quinze o tempo para perícias. As perícias revisionais estão suspensas. O censo do servidor público estadual também está suspenso.

Algumas outras medidas que foram tomadas com relação aos servidores é a intensificação em frequência de três vezes maior da limpeza de superfícies de objetos tocados com frequência, maçaneta, bebedouros, entre outros. Além de abertura de portas e janelas para diminuir o risco de transmissão do vírus. “Reuniões serão realizadas por teleconferência e videoconferência”.

Gestores de contratos das empresas prestadoras de serviços também devem adotar medidas de higienização para conter o vírus. “[Estão] suspensão de viagens para quaisquer locais do país. Para o exterior nem se fala.”

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também