A Academia Espírito-santense de Letras realiza, no próximo dia 23 de julho, o I Simpósio Internacional Diálogos Latino-americanos: Rubén Darío & Juan Ramón Molina, em parceria com o Instituto Ambiental Reluz, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Centro Cultural Sesc Glória. A iniciativa vai acontecer de forma online, das 14h às 18h30, por meio do canal do Centro Cultural Sesc Glória no YouTube, e tem o objetivo de reunir pesquisadores e amantes da literatura hispano-americana em torno do legado do poeta nicaraguense Rubén Darío (1867-1916) e do poeta hondurenho Juan Ramon Molina (1875-1908).
Considerados personalidades essenciais da escrita modernista da América Latina, os escritores impactaram fortemente as suas gerações e outras que as sucederam, a partir da construção de uma obra literária potente e definidora para a identidade cultural da região.
O evento vai celebrar, especialmente, a passagem desses importantes intelectuais pelo Brasil e o encontro que tiveram com escritores e acadêmicos da Academia Brasileira de Letras, entre os quais Machado de Assis, com quem tiveram contato durante sua passagem pelo Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX.
Etapas
A programação será dividida em etapas. A primeira parte terá como mediador Anaximandro Amorim, com abertura de Getúlio Marcos Pereira Neves. Na sequência, a presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Ester Abreu Vieira de Oliveira, vai falar sobre o tema “A Importância da Literatura para uma Identidade Latino-americana e de Rubén Darío e Juan Molina para o Movimento de 1906”.
Em seguida, farão uso da palavra Michele Freire Schiffler, com o tema “Diálogos Interculturais latino-americanos: compartilhando histórias, letras e lutas”; Renata Bomfim: “Rubén Darío: um retrato íntimo”; Nicasio Urbino: “Rubén Darío: o homem e sua obra”; e Martín Katz Darío, com o tema “Rubén Darío: meu ancestral”.
A segunda parte do simpósio terá como mediadora Solveig Josefina Villegas Zerlin e a participação dos conferencistas Luis Alonso Maldonado Galeas (com o tema “Juan Ramón Molina – Sublime e boêmio”), Elsa Ramírez (“Almas Gêmeas no Tempo”), Jubal Valerio Hernández (“Os poetas como reformadores da raça e do humanismo, na visão de Juan Ramón Molina”) e Jorge Elias Neto (“III Congresso Pan-americano de 1906: Juan Molina e o Brasil”). O encerramento será com o presidente de honra da AEL, Francisco Aurélio Ribeiro, que irá discorrer sobre o tema “Saul de Navarro e o espírito ibero-americano”.
O acesso ao simpósio será aberto ao público em geral, mediante a moderação da Academia Espírito-santense de Letras. Com esta iniciativa, a presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, pretende relembrar o III Encontro Pan-americano, ocorrido no Rio de Janeiro, em 1906. Dentro do cenário político internacional, aquele evento obteve a união interamericana e estimulou investigações que relacionavam a história e a literatura do continente americano, com a perspectiva de uma cooperação intercultural entre professores e estudantes universitários.
“Entre os intelectuais que aqui estiveram destacam-se o nicaraguense Rubén Darío e o hondurenho Juan Ramón Molina”, aponta Ester. “Além dessa celebração de personagens da intelectualidade latino-americana, o simpósio busca reafirmar a importância da permanência do plurilinguismo na educação, repudiando as manobras do ensino de um só idioma, o inglês, no currículo médio no Brasil”, completa.
- I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS LATINO-AMERICANOS: RUBÉN DARÍO & JUAN RAMÓN MOLINA
Data: 23 de julho
Horário: das 14h às 18h30 (hora do Brasil)
Onde assistir: YouTube do Centro Cultural Sesc Glória
(https://www.youtube.com/c/CentroCulturalSescGl%C3%B3ria)
Programação:
1ª Parte:
Mediação: Anaximandro Amorim
Abertura: Getúlio Marcos Pereira Neves
Conferencistas:
Ester Abreu Vieira de Oliveira: “A Importância da Literatura para uma Identidade Latino-americana e de Rubén Darío e Juan Molina para o Movimento de 1906”
Michele Freire Schiffler: “Diálogos Interculturais latino-americanos: compartilhando histórias, letras e lutas”
Renata Bomfim – “Rubén Darío: um retrato íntimo”
Nicasio Urbino: “ Rubén Darío: o homem e sua obra”
Martín Katz Darío “Rubén Darío: meu ancestral”
2ª parte:
Mediação: Solveig Josefina Villegas Zerlin
Conferencistas:
Luis Alonso Maldonado Galeas: “Juan Ramón Molina – Sublime e boêmio”
Elsa Ramírez: “Almas Gêmeas no Tempo”
Jubal Valerio Hernández: “Os poetas como reformadores da raça e do humanismo, na visão de Juan Ramón Molina”
Jorge Elias Neto: “III Congresso Pan-americano de 1906: Juan Molina e o Brasil”
Encerramento:
Francisco Aurélio Ribeiro: “Saul de Navarro e o Espírito ibero-americano”
Realização: Academia Espírito-santense de Letras (AEL)
Apoio: Instituto Reluz, Centro Cultural Sesc Glória e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
- PARTICIPANTES DO SIMPÓSIO:
- Luis Alonso Maldonado Galeas
Poeta, escritor e ensaísta. Membro da Sociedade Literária de Honduras. Desempenhou o cargo de presidente da associação durante três períodos. Membro do Conselho Hondurenho de Cultura Juan Ramón Molina.
- Anaximandro Amorim
Advogado, professor e escritor. Formado em Direito e em Letras Português-Francês pela Ufes, é membro da Academia Espírito-santense de Letras, patrono Antônio Ferreira Coelho, da Academia de Letras de Vila Velha, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, da Associação de Professores de Francês do Espírito Santo e demais instituições culturais capixabas.
- Elsa Ramírez
Escritora, licenciada em Comunicação Social, presidente do Tribunal de Honra da Associação da Imprensa Hondurenha (APH) e presidente do Conselho Hondurenho da Cultura Juan Ramón Molina e sócia do Instituto Hondurenho de Cultura Hispânica (IHCH).
- Ester Abreu Vieira de Oliveira
Professora Emérita da Ufes, Dra. em Literatura e Língua Espanhola (UFRJ), com pós-doutorado em Teatro Contemporâneo. Escritora, pertence à Academia Espírito-santense de Letras (atual presidente), à Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFEL), ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) e à Associação de Professores de Espanhol do Estado do Espírito Santo (APEES).
- Francisco Aurélio Ribeiro
Escritor e professor de Literatura. Formou-se em Letras e Direito, com doutorado em Literatura Comparada. É presidente de honra da Academia Espírito-santense de Letras e pertence ao IHGES.
- Getúlio Marcos Pereira Neves
Acadêmico e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, magistrado, músico, romancista, poeta, historiador, advogado, juiz de Direito da Polícia Militar do Espírito Santo.
- Jorge Elias Neto
Escritor, poeta, médico cardiologista, pesquisador, ambientalista, membro da Academia Espírito-santense de Letras, do conselho de revisores dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, do Conselho Editorial da Revista Latino-americana de Arritmias Cardíacas e Marca-passo e revisor da Heart Rhythm Journal.
- Jubal Valerio Hernández
Advogado e gestor cultural.
Martin Katz Darío
Arquiteto, palestrante e investigador da vida de Rubén Darío, seu bisavô. Nicaraguense, reside em Buenos Aires.
- Michele Freire Schiffler
Doutora e graduada em Letras, professora titular do Departamento de Línguas e Letras da Ufes. Suas linhas de pesquisa estão centradas na Literatura e Estudos Culturais, com ênfase na cultura popular, performances culturais, literatura feminina e os estudos de gênero em perspectiva decolonial. Coordena o projeto de pesquisa “Vozes femininas na América Latina”.
- Nicasio Urbina
Escritor, catedrático e crítico nicaraguense, professor catedrático de Literatura Latino-americana da Universidade de Cincinnati e diretor de Estudo de Pós-graduação no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas.
- Renata Bomfim
Escritora, palestrante, Dra. em Literatura (Ufes), especialista em Psicologia Analítica Junguiana, Arteterapia em Saúde e em Educação e em Psicossomática. Ambientalista, criou a Reserva Natural Reluz, na qual está na presidência. É autora da revista online literária Letra y Fel (www.letraefel.blogspot.com) e do site ambiental RPPN Reluz (www.ambientalreluz.com.br).
- Solveig Josefina Villegas Zerlin
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ufes), Mestre em Filologia Hispânica (CSIC-Madri-Espanha). Licenciada em Educação – Língua e Literatura (Universidade de Carabobo, Venezuela). Professora universitária e pesquisadora nas áreas de estudos literários, estudos culturais e língua espanhola.

