A Tocha Olímpica na Serra

Compartilhe:

Por Lourência Riani

Os jogos olímpicos surgiram na Grécia Antiga. Uma chama era acesa no Templo de Hera, em Olímpia, durante os Jogos da Antiguidade. A Chama foi reintroduzida em Amsterdam, em 1928, e o revezamento surgiu nos Jogos Olímpicos modernos em 1936. A Chama Olímpica é o símbolo dos Jogos do Movimento Olímpico, da paz, da união e da amizade.

O revezamento já está em terras Brasileiras. A duração será de aproximadamente 100 dias com a passagem em 329 cidades, levando a celebração e o espírito dos Jogos por todo país, terminando com o acendimento da pira na abertura do evento no Rio. O revezamento tem como objetivo criar um clima de expectativa para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em agosto e setembro.

A Tocha é patrocinada integralmente pelo Bradesco, Nissan e Coca Cola, que estarão com 4 trios elétricos acompanhando a passagem. Se compararmos as Olimpíadas com a Copa, o número de atletas envolvidos é infinitamente maior, são 10.500 e 205 países. Na copa são 32 países e 704 atletas. O Brasil conta com uma delegação de 434 atletas já confirmados, sendo a maior da história.

A Serra vai receber o Revezamento da Tocha Olímpica e estamos preparando uma grande mobilização para o dia 18/05 que contará com duas rotas, a de Laranjeiras com uma programação cultural e esportiva a partir das 6h30 no Parque da Cidade em Laranjeiras, com momento celebrativo, onde apresentaremos nossos atletas medalhistas, nossa cultura e arte para o mundo.

A 2ª rota é a da  Serra-Sede, nosso centro histórico, às 08h, onde teremos muito Congo, Banda Estrela dos Artistas e calor humano nas ruas. A tocha será conduzida, em revezamento, por 15 pessoas que serão oficialmente divulgados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, entre eles congueiros, atletas, artistas, catadora de material reciclável e outros.

Estamos motivando nossas escolas públicas, particulares e faculdades a participar, despertando o espírito olímpico, incentivando a ingressarem no programa ‘Transforma’, onde as escolas podem fazer adesão direta e dar continuidade pós Olimpíadas.

Por fim, quero ressaltar e agradecer a dedicação dos nossos servidores (as) e outras instituições no Comitê Olímpico da Serra. Estamos trabalhando para ser o melhor e maior evento esportivo em nossa cidade por ser um momento único onde os olhos do mundo estarão na Serra.

Lourência Riani é vice-prefeita da Serra

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também