A Serra ganhou autonomia com o crescimento do comércio

Compartilhe:
Consumidores na Avenida Central, em Laranjeiras, comércio terá horário especial. Foto: Fábio Barcelos
Odmar Péricles é o autor da coluna. Foto: Divulgação

Quanto mais autônoma for a cidade, mais apropriada aos seus cidadãos. E o que mais confere autonomia ao local é seu parque comercial. Tendo bom e variado comércio, o lugar já será considerado bom pra viver.

Lembro o tempo que foi usual a expressão “vai na cidade?” perguntado a quem fosse se deslocar até a capital Vitória. Porque lá se concentrava o comércio. Onde tudo (ou quase) que se queria, se achava.

Também a dinâmica do transporte privilegiava levar a todos para “o centro da cidade”, com ônibus que saindo dos bairros periféricos iam direto até Vila Rubim.

Essa estrutura está reformulada, e os focos de trocas comerciais estão nos bairros e regiões. E nesse quesito a Serra tem sua própria geografia comercial. Veja por exemplo a região Laranjeiras, que primeiramente mudou toda a estratégia bairros-centro Vitória para a Avenida Central, verdadeiro shopping a céu aberto.

E noutras regiões o fenômeno também acontece. No Civit de Barcelona a Porto Canoa, com boa rede de supermercados, lojas mobiliárias, de construção, tecidos e confecções, e bancos, lotéricas e restaurantes, bares e lanchonetes. E mesmo para serviços médicos, dentários, advocatícios e contábeis, não é preciso ir longe.

Idem pra Jardim Limoeiro, Carapina, Jacaraipe, com suas áreas atendendo as necessidades primárias de seus consumidores. Mesmo  Serra sede de forma ainda incipiente, desenvolve-se atraindo seu arredor. Mas necessitar ir a Vitória é raridade.

Exceto se para consumo mais extraordinário ou na busca  de ofertas culturais, casas de shows e gêneros artísticos.

Burburinhos

  • Prevê-se difícil serviço de parto, até que nasça quem possa ser ungido candidato a prefeito na REDE
  • Tem data e limite, a tolerância do PSB com o vereador Cabo Porto. E vice-e-versa
  • As lista de pré-candidatos a vereador nos partidos, não bate com os enunciados de seus líderes. Tem vaga demais pra ocupante de menos

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também