A luz do sol no fim do túnel

Compartilhe:

Por Bruno Lyra

Crise econômica no país. E a locomotiva econômica do ES, a Serra, está sendo duramente atingida. Soma-se a isto o esfriamento do mercado imobiliário local, depois de um ciclo de crescimento exuberante; as dificuldades do setor minero-siderúrgico em função da queda da demanda e do preço do minério de ferro e do aço no mercado internacional, agravadas pelo acidente/crime ambiental da Samarco, que deve contaminar o desempenho econômico da sua controladora, a Vale.

Outra péssima notícia é a saída da Petrobrás do TIMS. A estatal está transferindo seu centro de distribuição de equipamentos para a extração de petróleo para Macaé, no Rio de Janeiro. Situações somadas que refletem em menor arrecadação do município, cuja demanda por serviços básicos e a população só fazem crescer.

Mas há boas alternativas econômicas. Uma delas é estimular a vinda de empresas de segmentos incipientes que devem explodir nos próximos anos. Caso da energia solar. A escassez de água (boa parte da matriz energética nacional ainda é hidráulica) e a tendência de descarbonização da economia acordada, no último novembro, na Conferência da ONU sobre o clima em Paris não deixam dúvida.

A Serra poderia criar incentivos fiscais especiais, como isenção de ITBI, IPTU e até de ISS para fábricas de placas de células fotovoltaicas e outras tecnologias que transformam a luz do sol em eletricidade e energia térmica. E estender tais benefícios para os consumidores serranos que instalarem a tecnologia em suas casas, criando, de cara, um nicho de mercado para a fábrica.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também