Categories: Divirta-se na Serra

A fina arte de Hilquias Scárdua

Cenógrafo, pintor e ilustrador, o artista mora em Jacaraípe

Um trabalho requintado. Assim é a arte de Hilquias Scárdua, morador de Jacaraípe, que nasceu em Vitória, mas está na Serra desde criança. De suas mãos saem produções cenográficas, pinturas e ilustrações que encantam pela fineza e riqueza dos traços.

O artista iniciou seu trabalho ainda na infância. “Minha relação com a arte veio ainda quando eu era criança, pelo fascínio às figuras de pano de prato, estampas de roupas infantis e desenhos animados. Isso, sem qualquer influência, eu buscava retratar as figuras e coisas que via e me ocupava tratando disso”, detalha.

Da inspiração vinda da televisão, Hilquias, hoje com 32 anos, guarda em seu currículo exposições em shoppings e galerias. Entre os destaques está uma coletiva no Museu de Arte do Espírito Santo e a cenografia feita para a obra “Carmen” para o 2º Festival de Ópera de Brasília. Outra obra que ficou conhecida é a que ilustrou o livro “Turco Pobre, Sírio Remediado e Libanês Rico” de Mintaha Alcury, que retrata a imigração sírio-libanesa no ES.

Mestre Álvaro

Hilquias quer apresentar uma nova exposição até o fim do ano. É a “Mestre Álvaro: Elementos Sutis” que reunirá doze obras do artista. “É um trabalho que surgiu pelo interesse em pintar sobre celulose, já que realizo pinturas em tempera sobre papel. A realização só se tornou possível quando veio o apoio da Fibria, algo que calhou, favorecendo a produção; mas tenho alguns entraves para resolver e a data ainda não foi confirmada”, avisa.

HIlquias também está trabalhando num projeto na área dos quadrinhos. Neste caso, deve participar inclusive, com roteiro.

Teatro

O serrano está cursando a faculdade de Artes Visuais. E faz coro aos artistas da cidade, que clamam por um espaço para expor seus trabalhos. “Precisamos de um Teatro Municipal; de Galerias de arte, de um Museu descente e operante. Acredito que a arte seja não só o exercício maior para a consciência humana é uma ferramenta para qualquer sociedade superar as suas deficiências”, conclui.

Hilquias Scardua se denomina autodidata
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás